Movimento Acessibilidade Já!!

Ocorreu na manhã de hoje (08) na Praça Santa Rita, em Santa Rita do Sapucaí, o Movimento Acessibilidade Já.

Este movimento foi organizado pela ADEVALE, INSEL e CONSEP-SRS, e reuniu várias pessoas com deficiência, onde algumas puderam testar as novas rampas que foram feitas na Praça Santa Rita.

A princípio vimos no final da Praça Santa Rita um rebaixamento na guia e a área toda pintada em amarelo, achamos ser uma nova vaga para DEFICIENTE FÍSICO, porém fomos informados por um funcionário da prefeitura, que era “apenas para o caminhão que faz as podas das árvores poder entrar na praça”. Essa afirmação do funcionário deixou uma grande frustração no ar, pois fazer acesso pra caminhão fizeram rapidinho e um local apropriado para o embarque e desembarque de cadeirante NÃO FIZERAM!!!

Como nosso amigo Fernando não conseguiu desembargar neste local, devido a inclinação do mesmo e nem na vaga para DEFICIENTE E IDOSO que há próximo ao CAFÉ CARUSO, Fernando seguiu para a outra vaga para deficiente que há na Rua Barão do Rio Branco.

Mas vejam que a vaga estava ocupada por um veículo, que não tinha os selos de deficiente e nem de idoso:

Diferente mente deste veículo Fernando possui o cartão de deficiente e o selo que identifica seu veículo.Após contato com a proprietária do veículo a mesma o retirou da vaga do Fernando (deficiente) e ele pode usar de seu direito e estacionar seu veículo na vaga.

As calçadas estão repletas de armadilhas para o cadeirante.A maioria das rampas está fora das normas e podem se tornar uma séria armadilha não só para o cadeirante mas para qualquer pedestre. 

A localização da rampa estão erradas, se o cadeirante tentar subir a cadeira tomba para trás. Tem local que não há espaço para a cadeira ser manobrada, o cadeirante literalmente dá de cara na parede!!

Durante a blitz no semáforo próximo a Sede Social do Santa Rita Country Clube, o Vereador João do Jayme passou pelo local e atendeu a solicitação dos manifestantes, parou seu veículo e veio dar apoio ao Movimento Acessibilidade Já, vejam o vídeo:

VEJA MAIS FOTOS – CLIQUE AQUI

Nossos agradecimentos a:

Sobre Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esse post foi publicado em Cidade, Notícias Policiais. Bookmark o link permanente.

18 respostas para Movimento Acessibilidade Já!!

  1. Otimista disse:

    Não só na parte central, mas na cidade inteira tem esse problema de acessibilidade, tá na hora da prefeitura tomar providências antes de acabar o mandato rsrsrsr, pois se temos muitos veículos, com trânsito horroroso e, os pedestres tiverem que andarem nas ruas devido aos passeios, vão ser atropelados!! Cadê os fiscais da infraestrutura para ver isso???? Não temos fiscais!!! Até quando vamos continuar com esses problemas????

  2. Fiquei,muito feliz com movimento Acessibilidade Já na praça,ontem dia 8/10,fiquei impressionado com o carinho que fomos tratados pela nossa população, que parou para nos ouvir e abraçar com a gente ,esta causa tão nobre,e como nosso movimento de Acessibilidade Já,está crescendo e ganho cada vez mais força.Temos certeza e com fé em Deus, que iremos ter em breve,nossa querida cidade de Santa Rita,mais acessivel a todos nós,pois é direito de todos e garantido pela Lei Federal Nº 10.098.

  3. Débora disse:

    Parabéns pelo movimento Acessibilidade Já , eles são exemplos de vida pra todos nós. Fiquei a parte da manhã deste sabado na praça da matriz,junto aos deficientes e pude ver em cada rosto ,e a história que cada um me contou a força de Superação,Garra, e uma vontade incrivel de viver,que eles têm.Ainda com todos os desafios do dia a dia que eles encontram, possuem força para Lutar pela causa da Acessibilidade,que irá beneficiar todos nós.

  4. Indignado disse:

    Como dizem: Vagas para deficientes físico, eventualmente usados por deficientes mentais!!!

    • Cláudia Garcez disse:

      As vagas não são ocupadas por deficientes mentais, mas sim por deficientes de caráter.

      • Indignado disse:

        Boa!!! É verdade!!! Eu não entendo a placa está ali bem visível, tudo indica que é pra deficiente físico e os burros por que é assim que merecem ser chamados (sem ofensas aos burros animais) fazem questão de estacionar no local errado. É muita sacanagem!!!

  5. Luiz disse:

    Parece que a prefeitura abraçou a causa da acessibilidade… em toda parte, só se vê obras e movimentos em prol dela. Não tenho dúvidas quanto à nobreza da causa, mas é fácil ver que há prioridades deixadas em segundo plano. Senhores cadeirantes, com todo o respeito, não sei quantos os senhores são na cidade, mas saibam que quando puderem descer dos passeios, serão atropelados nesse trânsito desregrado e sem fiscalização.

  6. Eduardo Carletti disse:

    Na cidade inteira, o desrespeito é imenso. Um péssimo exemplo é a “Rua do Gouvêa”, no centro da cidade, via de acesso para a praça, praticamente todas as casas tem rampas totalmente irregulares, sendo que uma delas, num sobrado novo, é absurdamente alta, mal feita e sem propósito, atrapalhando não só cadeirantes, mas qualquer pessoa que ande pela calçada. Outra coisa ridícula é essa obra ao lado do Salão da Anunciata, na nossa rua Giácomo, onde os folgados e mal-educados simplesmente decidiram que a calçada e metade da rua são deles, ocupando-as com areia. E isso é de tempo,viu. Mas e a prefeitura pra fiscalizar???? Na Av. Vista Alegre a situação é parecida, uma obra sendo executada pela contrutora JCosta ocupou a calçada, fechando com tapumes a quase 6 meses, totalmente sem justificativa. E a calçada da rua Treze de Maio, ao lado da CDMania?? Mais buracos que a lua! Fora o fato de ser um estacionamento de mulas. Enfim, se eu for citar todas as barbáries, não termino hoje. No final das contas, adiantará de nada. A prefeitura não vai fiscalizar e os proprietários dos imóveis pouco se importam com a situação.

  7. Conselheiro disse:

    O Movimento Acessibilidade Já,da um exemplo pra nós de cidadania e atitude,pois é muito facil ficarmos reclamando de tudo que acontece por aqui,mais muitas vezes,nós não tiramos o traseiro da cadeira,para tomarmos uma posição como cidadão,e ficamos esperando que prefeito vereadores,autoridades em geral,melhore tudo pra gente.Não podemos ser omissos,vendo as coisas erradas acontecer, e ficarmos bravos feito um machão,e depois nos escondermos atrás de nossa própria covardia,querendo sempre tacar a pedra,assim é facil, dificil é ser a vidraça.

  8. Nivaldo Galdino disse:

    Nossa cidade precisa se adequar para pessoas com deficiência, e não as pessoas com deficiência se adequarem a nós. Na minha opinião não adianta nada ficar fazendo movimentos para simplesmente “CONSCIENTIZAR”, se nada é feito depois pela administração pública. Acho que esta adequação urge e necessita ser feita em lojas, bancos, comércios, escolas, locais públicos e calçadas. Isso tudo para ontem!

    • Eduardo disse:

      Caro Nivaldo,este movimento não é de conscientização,e sim de ação.Pois não basta nos conscientizarmos,se não tivermos união e atitude, para que todos juntos possamos buscar as melhores soluções possiveis,consequetemente com isso virão os resultados, ,para o nosso povo ,junte -se a nós,que será bem vindo.

  9. Nivaldo Galdino disse:

    Amigo Eduardo, não considerei este movimento de conscientização e sim já como prática. Com certeza é bem vindo e pretendo apoiar no que for possível. Acho muito importante também a conscientização, porém não somente ela. O que sempre venho batendo na tecla é o seguinte: a administração pública poderia fazer muito mais pelos deficientes físicos, adequando a cidade para que os mesmos tenham uma boa qualidade de vida e uma forma mais independente de se locomover em todos os lugares. Quanto ao trabalho de vocês, excelente! Parabéns.

  10. Eduardo disse:

    Amigo Nivaldo Galdino,muto obrigado pelas palavras amigas,e fico feliz em saber de sua preocupação com o próximo e interesse pelo Movimento Acessibilidade JÀ,precisamos de pessoas assim, com a cabeça aberta,pronta pra dialogar e buscar solução em conjunto,se quiser até mesmo outras pessoas desejarem participar,vão se todas bem vindas,basta deixar o telefone de contato, na INSEL-ADEVALE. que entraremos em contato com vocês. ..Estamos penssando em um projeto de levarmos a Acessibilidade, as escolas,e se Deus quiser iremos colocar em prática em breve,para conscientizar as crianças ,desde cedo ,sobre o deficiente,seus valores e direitos,e para que elas saibam a importância da Acessibilidade ,que é um direito de todos nós,deficientes ou não.Se tivessemos aprendido desde cedo,estes valores,com certeza teriamos uma cidade melhor e acessivel para todos,mais não estamos aqui para lamentar.e sim proucurando fazer o hoje e quem sabe projetarmos juntos o futuro,pois nunca é tarde para concertarmos os que foi ficando de errado pelo caminho,até hoje.

  11. Nivaldo Galdino disse:

    Amigo Eduardo, gostaria de receber detalhes pelo meu e-mail: nivaldogaldino@yahoo.com.br, bem como o endereço da ADEVALE, para que eu possa ajudar pelo menos na divulgação.
    Abração e sucesso!

  12. Eduardo disse:

    Amigo Nivaldo,agradeço seu interesse pelo movimento Acessibilidade Já, e convido a todos para estar junto com a gente neste movimento. Eu vou entar em contato com você , para maiores informações,pode aguardar ,um abraço,e muito obrigado.

  13. Johnnie Walker disse:

    mas assim não da pra subir mesmo CARA
    envés de ir pra frente o cadeirante vai e vem com a cadeira de rodas
    assim não da cara
    bota forca nessa mão
    já que estão reclamando do trabalho da prefeitura quem tem outras formas de melhor acesso
    que faca pelo próprio bolso /

  14. Realista disse:

    Ao comentario Infeliz acima,só tenho a lamentar, de pessoa deste tipo, com tanta hipocrisia,fala um monte de besteira e ainda defende quem faz coisa errada .Cuidado pode ser que amanhã você mesmo precise muito da acessibilidade, e tenha que colocar força no braço como você mesmo disse para se locomover e quem sabe daí você tira dinheiro do seu bolso e concerte estas rampas, erradas, pois falar e fácil dificil e viver a situação de um deficiente,pois eles estão questionando sobre a inclinação das rampas e são cidadãos de bem, que pagam seus impostos e têm seus direitos garantidos por lei.

  15. João Donizete Oliveira disse:

    Falar de deficiente, de usuário de cadeira de roda ,precisa muitos anos de estrada para intender e fazer alguma coisa por eles, são pessoas normais que são capazes de fazer , estudar, trabalhar ate muito melhor do que outra pessoa. Eu acredito que vai haver este dia onde as pessoas vão intender oque seria acessibilidade , construções de rampas segura para o cadeirante, espaço em estacionamento para o deficiente sair com sua cadeira roda do seu carro próprio sem precisar pedir ajuda , e nisto espero que tudo seja comprido dentro do que e pedido dentro da Lei.
    Com tudo isto não quero ser melhor ou maior , mais abril o olho desas pessoas, que quando vão fazer algo na cidade para o deficiente , porque não procura uma pessoa nesta condição para dar seu parecer antes de fazer as rampas, depois que acontece eles nos procura, devem procurar antes, isto acontece em vários lugares pelo nosso Estado e Brasil. Porque sera que a Cidade de Curitiba e exemplo pra nós…..

Deixe um comentário