LIMPEZA URBANA É RESPONSABILIDADE DE TODOS CAMPANHA: LOTE LIMPO, CIDADE LIMPA

Olá amigos, Santa Rita do Sapucaí vem enfrentando um sério problema, que são os lotes sujos e em sua maioria sem ser fechados contrariando assim a legislação em vigor.

Muitas pessoas desconsideram continuam depositando entulho em lotes vazios, uma vez que os proprietários não vêm cumprindo a lei de fechá-los. Isso é muito grave e preocupante pelo fato de prejudicarem a saúde pública e propagarem doenças, proliferarem pragas e causarem outros problemas, os proprietários dos lotes devem ficar sempre atentos a eles.

Vamos citar aqui o exemplo do Bairro Santana, onde se tem cerca de 300 lotes que estão fora do que se prevê a legislação, só nos últimos 15 dias cerca de 10 cobras foram mortas ou capturadas lá.

É necessário também que a PREFEITURA MUNICIPAL providencie URGENTEMENTE a limpeza dos lotes que pertencem ao Município, dando o exemplo a todos!!

A falta de limpeza nos lotes vem colocando em risco a segurança dos moradores, sendo que a maioria das cobras foi encontrada no interior das residências, esses moradores não podem correr o risco pela IRRESPONSABILIDADE dos donos dos lotes!

Terrenos baldios com entulhos e detritos podem ser enquadrados até mesmo como crime ambiental: além de o dono do local correr o risco de ser multado, ele pode perder o lote.

E você? Tem um terreno vazio?

Para evitar problemas com a vizinhança e processos na Justiça, entenda a importância de manter o seu lote sempre limpo!

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

13 respostas para LIMPEZA URBANA É RESPONSABILIDADE DE TODOS CAMPANHA: LOTE LIMPO, CIDADE LIMPA

  1. Arnaldo disse:

    Se não estou enganado, na cidade de Campinas tem uma lei municipal que fala sobre o tema de lotes “abandonados”. A prefeitura notifica o dono sobre a limpeza, muro e calçada. Se nada for feito, a prefeitura executa o trabalho de limpeza, faz o muro e a calçada e cobra judicialmente do proprietario. Acho que é uma boa lei para Santa Rita!

    • Giácomo Costanti disse:

      Aqui em Santa Rita temos lei semelhante! Porém a burocracia é muito grande…e a segurança dos moradores está em jogo.

  2. Alexandre disse:

    Excelente matéria. Concordo que o exemplo deve partir do poder publico. Deem uma olhada no posto de saúde no Bairro Santana I, tá um matão só. Como o prefeito pode cobrar a população e mostrar ao mesmo tempo que a lei não se aplica a ele. Outro exemplo, pracinha do Bairro Monte Belo, a rua já calçada vai desabar ficando ainda mais caro a reforma. Atualmente é o mato que segura o aterro. Show de horrores!!!

  3. Val disse:

    Giácomo aqui atrás da escola Coronel Joaquim Inácio tem um terreno onde fica uma torre.Este local vem sendo ponto de usuários de drogas,mato alto,abrigo para ratos,baratas,aranhas e até escorpiões.O mais preocupante que crianças usam cortar caminho por este local para irem e virem da escola.Bom seria o proprietário ser notificado para zelar pela limpeza do local.

  4. Paulo disse:

    Falando sobre leis, podem essas árvores estarem assim bem no meio da calçada? O responsável por planta-las não tem o mínimo respeito para com o próximo e nem um pouco de bom senso. A rua fica perto do espaço de eventos.
    Confiram: https://www.google.com.br/maps/@-22.2415961,-45.7133294,3a,60y,303.9h,87.57t/data=!3m6!1e1!3m4!1sZaDiJrmNEwn0GzWOQe7PNw!2e0!7i13312!8i6656

  5. Arnaldo disse:

    Desafio para o senhor prefeito e aos vereadores:
    Easy: Passear por Santa Rita empurrando um carrinho de bebê.
    Hard: Dar uma volta sentado em uma cadeira de rodas.

    Ja antecipo que vao ter muuuuuuuuuitas dificuldades. É monte de lixo deixando na calçada no final de tarde em plena praça central (em frente a alameda das flores). É calçada sem rampa, ou pior, com rampa totalmente inadequada. É orelhão, poste, arvore, rampa de garagem no meio da calçada… etc… Já me deparei até com um enorme “remédio” inflável na calçada de uma farmacia na rua da ponte.

    Nos dias de hoje, onde a acessibilidade é indispensável, a fiscalização e as leis deveriam ser muito mais duras com os proprietários ou empresas que fazem isso.

  6. Arnaldo disse:

    Mais uma sugestão: Em algumas cidade não é permitido novos loteamentos sem total infraestrutura e fechado. Isso mesmo, condomínios fechados. Indaiatuba, Vinhedo, Valinhos entre outras cidades só permitem que os loteadores o local totalmente cercado e com asfaltamento, luz, agua e esgoto.. Sei que isso vai contra os poderosos donos de imobiliarias/loteadores daqui (já deu até um BO alguns anos atras com eles). Mas seria bom para evitar esses problemas de loteamentos abandonados, sem ruas calçadas, com lotes vazios e em local impróprio.

  7. Flávio disse:

    Nossa lei e precária, nós pagamos impostos mais impostos IPTU etc ! Tem bairro q a taxa de esgoto é mais caro q a água , se pagamos a taxa de esgoto q está sendo mais caro , quando vai ser nossa cidade daqui 10 anos ! Lamentável , concordo com vcs sobre lotes sujos etc ! Mais tem muitas coisas mais importantes pra ser concertados !

  8. Arnaldo disse:

    Notei uma “sujeita” que foi feita por um pessoal que apoio muito. Os grupos de corrida e sua organização tem feito trabalhos excelentes na nossa cidade, fazendo com que pessoas sedentarias participem dos eventos de corrida. O problema é que estão fazendo marcações de setas no asfalto, com tinta que não sai imediatamente. Para quem vem de fora, pode ficar confuso pensando que as setas fazem parte do transito. Acredito que deva ser ilegal fazer essas marcações, por mínimas que sejam. Sugiro usarem outras formas, como cavaletes, cones, faixas, etc, para indicar o percurso.

    • Arnaldo disse:

      Hoje, flagrei umas pessoas marcando setas no chão novamente. Acredito que seja para o passeio ciclistico. Iniciativa muito boa, mas fazer sinalização ilegal na rua não é permitido. As setas podem confundir motoristas.

  9. Paulo Roberto Silverio disse:

    Moro no anchieta e do lado de minha casa tem vários lote particular que a proprietária nunca mandou limpar na juntando rato já matei cobra aqui muitas aranhas tá afetando até nossa saúde já fis denúncia na prefeitura eles mandam dar uma limpada meio por cima e a proprietária não cerca não limpar já não sei mais o que fazer fui atrás da proprietário e ela não mora aqui em Santa Rita me de uma atenção por favor meu em dereço rua fatima da silva número 41 anchieta

    • Paulo Roberto Silverio disse:

      Estes dias eu paguei uma máquina pra limpar que o mato tava mais alto que minha casa a prefeitura limpa de ano em ano o povo solta cavalo aqui eche de cara pato tá uma falta de respeito faís mais de 40 anos que eles tem lote aqui e nunca limpou

  10. Arnaldo disse:

    Sugestao de lugar para limpeza: No cruzamento da Avenina Francisco Andrade Ribeiro, próximo a Incubadora Municipal de Empresas.. O mato está muito alto em frente o Condominio Dona Dani.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s