Estudantes do Sul de Minas lotam Câmara para discutir “Educação e Política”

Mais de 300 jovens vão à Câmara de Pouso Alegre para Plenária Regional do Parlamento Jovem 2017

Em Pouso Alegre, a tarde de quinta-feira(03), foi tomada pela discussão democrática envolvendo 250 jovens de 15 cidades do Sul de Minas. Ao todo são mais de 300 envolvidos entre os jovens estudantes, professores, coordenadores e representantes das 15 cidades sul-mineiras que compõem o Polo Regional Sul IV. Eles lotam o Plenário da Câmara  que sedia o evento, para discutir propostas sobre o tema: Educação e Política.

A Plenária foi oficialmente aberta pelo vice-presidente da Câmara, vereador Leandro Morais (PPS) e o presidente da Escola do Legislativo de Pouso Alegre, vereador Bruno Dias (PR). Estão presentes também os vereadores Arlindo Motta Paes (PSDB) e Oliveira (PMDB). Vereadores e presidentes das Câmaras da região também prestigiaram o evento.

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Bruno Dias, ressaltou a magnitude do projeto. “Hoje, recebendo aqui na Câmara todos esses jovens, fica claro que Pouso Alegre volta a ter o protagonismo em ações como essa, na fomentação da educação cidadã”, afirma Bruno Dias.

 

Para Mônica Franco, coordenadora municipal do PJ, o projeto é oportunidade valiosa para o desenvolvimento dos jovens. “Através do PJ, os estudantes têm a oportunidade real de vivenciar a prática política, parlamentar. O PJ é uma ação que vem exatamente ao encontro do nosso ideal de formação cidadã, sobretudo para os jovens e adolescentes”.

Para diretora da Escola do Legislativo, Madu Macedo, o tema escolhido para este ano é fundamental. “A Política está presente o tempo todo em nossas vidas, a importância da participação está no fato de tomarmos consciência da nossa responsabilidade para a solução dos problemas que permeiam a nossa sociedade e acompanhar as ações dos nossos parlamentares para a defesa do bem comum”.

Conhecendo o Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Atualmente se realiza em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação que permitem a vivência.  Neste ano, o tema é Educação e Política. Desde o começo do ano, os estudantes debatem o tema e levantam propostas que podem até se tornar leis de verdade no estado de Minas.

 

Esse post foi publicado em Informativo de Pouso Alegre. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s