Fernando Pimentel entrega caminhões para combate a incêndio e salvamentos ao Corpo de Bombeiros

Seis unidades da corporação são contempladas, garantindo maior poder de atuação no interior do Estado

O governador Fernando Pimentel entregou nesta sexta-feira(21/7), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, seis caminhões autobombas aos Comandos Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de seis municípios mineiros: Araxá (Território Triângulo Sul), Barbacena (Vertentes), Contagem (Metropolitano), Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Montes Claros (Norte) e Varginha (Sul). O investimento para aquisição dos veículos foi de R$ 2,6 milhões.

A compra dos novos veículos, segundo o governador, faz parte de um projeto de ampliação da atuação do Corpo de Bombeiros no interior do Estado. “Estamos fazendo um esforço grande para interiorizar o Corpo de Bombeiros. O nosso projeto é levarmos grupamentos dos Corpo de Bombeiros, menores do que um destacamento, para mais municípios. Esse veículo vai ser a base de um destacamento com 16 bombeiros, um veículo desse e mais uma viatura, caminhonete, que pode atender perfeitamente municípios de porte menor, de 30 mil, de 40 mil, até 50 mil habitantes. Esse é um jeito de a gente espalhar mais o Corpo de Bombeiros e chegar à nossa meta, que é interiorizar sem um gasto excessivo. Nós temos uma estrutura muito boa do Corpo de Bombeiros, mas ela é uma estrutura cara, precisamos multiplica-la de maneira a não onerar mais o Estado, mas ao mesmo tempo atender à população”, disse.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Cláudio Roberto de Souza, viaturas que já atendem os grupamentos das cidades contempladas na entrega desta sexta-feira serão redistribuídas para outros municípios. “Nós temos um projeto de expansão com o apoio do Governo do Estado. Vamos abrir frações com menor número de militares, menos viaturas e, na medida do possível, integradas com o Samu. Municípios de menor porte receberão grupamentos de menor porte também, para que possamos expandir nossas ações aos mais longínquos municípios mineiros, onde haja demanda do Corpo de Bombeiros”, afirmou.  

Foto: Manoel Marques / Imprensa MG

Com a entrega, o Governo de Minas Gerais garante maior poder de atuação do Corpo de Bombeiros no interior. Os caminhões autobombas são veículos utilizados em operações que envolvam, principalmente, o combate a incêndios e salvamentos. A viatura possui um tanque de aço inox com capacidade para armazenar até 4.500 litros de água e é equipado com canhão monitor, mangotinho e mangotes, além de compartimentos para acondicionar materiais de combate a incêndio e salvamento terrestre, aquático e em altura.

Também estiveram presentes os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Turismo, Ricardo Faria, além do deputado federal Reginaldo Lopes, dos deputados estaduais Geisa Teixeira e Bosco, entre outras autoridades.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s