O vínculo histórico e o potencial de aproximação do Brasil com Portugal preenchem a programação da primeira edição da Semana Municipal Capitão Braz Fernandes Ribas de Amizade entre Santa Rita do Sapucaí e Paranhos – Amares. O evento inédito em homenagem ao português que fundou o município sul-mineiro acontece amanhã quarta-feira (12), a partir das 19h, no Auditório Aureliano Chaves do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), com entrada franca.
Duas conferências e um debate já estão confirmados. O professor Alex Ian Psarski Cabral, mestre em Ciências Jurídico-Internacionais pela Universidade de Lisboa, faz palestra sobre o tema “De casa para o mundo – Integração Brasil-Portugal e a epopeia luso-brasileira dos novos aprendizes do século XXI”. Baiano radicado em Belo Horizonte, Cabral leciona em cursos de Direito na capital mineira. Durante seu mestrado em Lisboa, teve aulas com o atual presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Outro palestrante, o português Bernardino Silva, participa da programação por videoconferência. Professor de uma escola secundária de Amares (município do norte de Portugal em que nasceu o fundador Braz Fernandes Ribas), Silva foi convidado a comentar sua experiência à frente de uma iniciativa filantrópica internacional: “A missão intercontinental de amar no plural – Relato de um projeto humanitário de Amares que leva solidariedade e esperança em língua portuguesa a povos da África e do Oriente Médio”.
Também faz parte do programa a mesa-redonda “Identidade cultural e perspectivas de integração”, mediada pelo jornalista Evandro Carvalho da Silva, presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí (Alca). Participam do debate os dois conferencistas da noite e santa-ritenses convidados pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, órgão realizador do evento, que conta com apoio dos Conselhos Municipais do Patrimônio Cultural (Compac) e de Turismo (Comtur), da Câmara Municipal, da Alca e do Inatel.
A Semana Capitão Braz foi criada por lei santa-ritense em dezembro de 2016 e regulamentada por decreto do prefeito Jefferson Gonçalves Mendes em março deste ano. A comemoração deve acontecer anualmente na semana em que cair o aniversário de Braz Fernandes Ribas, nascido em 11 de julho de 1776 na antiga freguesia de Paranhos, hoje pertencente a Amares. A mesma lei declara “cidades-irmãs” Santa Rita e Amares, além de prever outras ações para “o fortalecimento dos laços de amizade entre as populações dos dois municípios”.
[Matéria de Jonas Costa – O Vale da Eletrônica de 07.07.2017]