Governo de Minas Gerais fomenta a Megaleite para dinamizar a cadeia produtiva do setor

Ao longo de quatro dias, maior feira da pecuária leiteira do país vai expor as novidades do setor para os aguardados 75 mil visitantes, no Parque da Gameleira

De 28 de junho a 1º de julho, Belo Horizonte recebe a 14ª edição da Megaleite – Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite, a maior feira da pecuária leiteira do Brasil. Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, a Megaleite tem o objetivo de reunir toda a cadeia produtiva do leite em torno de um único evento e mostrar a potencialidade do setor.

Ao longo de quatro dias, mais de 80 empresas dos segmentos de laticínios, nutrição, saúde animal, genética e equipamentos, além de centenas de criadores, irão expor o que há de mais novo no setor para os 75 mil visitantes que são esperados no Parque da Gameleira.

A Megaleite conta com o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

“O leite não é apenas um setor: é uma vocação que coloca a nossa economia em posição de destaque no Brasil e no exterior”, ressalta o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco. “Todos os 853 municípios de Minas Gerais produzem leite. Portanto, os investimentos da Codemig em leite têm impacto em cada canto do nosso Estado, cumprindo nossa missão de atuar para reduzir as diferenças regionais”, completa.

A edição de 2016 da Megaleite gerou mais de 4 milhões de reais em negócios, e a expectativa para 2017 é que o número salte para 10 milhões. A feira representa oportunidades para empresários e produtores rurais de vários portes. Nos leilões, por exemplo, o pequeno produtor pode adquirir animais com condições de financiamento e linhas de crédito especiais.

Além disso, a Megaleite vai oferecer curso de fabricação de queijo Minas Frescal, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), degustação de queijos premiados e atividades educativas, como palestras, fazendinha e o Clubinho Girolando, para introduzir as crianças às características do meio rural. A entrada é gratuita.

Leite em números

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, sendo responsável por 26% da produção nacional, e 39% das exportações. Em 2015, foram mais de 9 milhões de toneladas produzidas e 320 milhões de dólares em exportações. O Sul de Minas é a maior região produtora, com 17,1% do total, seguida pela região Central, com 15,9%. São 771 laticínios, e 254 produtores de queijo minas artesanal registrados, em sete regiões: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro.

Programa +Gastronomia

O Programa +Gastronomia envolve diversas instâncias da administração estadual para, em conjunto com a sociedade civil e a iniciativa privada, fomentar e valorizar a cadeia produtiva da gastronomia, reconhecendo-a como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado de Minas Gerais.

A política tem por objetivo orientar as ações de governo voltadas ao fortalecimento da gastronomia mineira e de toda a sua cadeia produtiva: segmentos da produção de insumos, de abastecimento e armazenamento, de comércio, de indústria e de serviços. Além da geração de emprego e renda, o Programa +Gastronomia se pauta pela preservação das tradições gastronômicas e reforço da identidade local e do senso de comunidade e pela busca da sustentabilidade socioeconômica e ambiental.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s