Vereadores criam campanha municipal de prevenção ao Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo. A previsão do Instituto Nacional de Câncer para 2016 era de 57.960 casos de câncer de mama entre mulheres no Brasil. Os números assustam e pensando em fomentar ações reais de prevenção à doença é que os vereadores Leandro Morais (PPS), Professora Mariléia (PSDB) e Odair Quincote (PPS) desenvolveram o projeto de lei nº 7314 que institui em Pouso Alegre a campanha Outubro Rosa.

Aprovada por unanimidade pelos vereadores de Pouso Alegre, na sessão desta terça-feira, 27, a nova lei objetiva sensibilizar a população quanto à importância da prevenção primária e secundária do câncer de mama. Entre as ações apontadas pela nova lei estão: campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas visando ao esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de mama; iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras, eventos e atividades educativas; e veiculação de campanhas de mídia, colocando-se à disposição da população informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos e exemplificativos sobre a prevenção ao câncer, contemplado a generalidade do tema.

Leandro Morais, autor do projeto, acredita que a iniciativa trará benefícios concretos às mulheres de Pouso Alegre. “Esse projeto é crucial para nossa cidade, principalmente para as mulheres que usam o sistema público de saúde e que, nem sempre, têm acesso aos exames preventivos. O Poder Público precisa tirar do papel tudo que está aqui proposto para levar ações preventivas reais a nossa população”.

Única mulher a ocupar uma cadeira no Poder Legislativo, Professora Mariléia é co-autora do projeto e defende o aumento de políticas públicas voltadas à prevenção. “Agradeço o vereador Leandro Morais por me chamar a fazer parte do projeto. Outubro ainda está longe, então esperamos que até lá os equipamentos possam estar funcionando perfeitamente. Esses dados sobre Câncer de Mama são alarmantes e, principalmente, nós mulheres temos que estar atentas”.

Para o co-autor do projeto, vereador Odair Quincote, as ações de prevenção são fundamentais para reduzir as mortes por câncer de mama. “Principalmente para as mulheres da Zona Rural esse projeto é fundamental porque as pessoas do campo têm ainda mais dificuldade para acessar exames preventivos e até mesmo os tratamentos”.    

DEMAIS PROJETOS DISCUTIDOS NA SESSÃO

De autoria do vereador Dr. Edson (PSDB), em segundo votação, foi aprovado o projeto de lei nº 7328 que institui o Selo Cidade Linda, uma iniciativa que reconhece o esforço de quem colabora com a limpeza e embelezamento da cidade.

Também de autoria de Dr. Edson, foi retirado de pauta o projeto de lei nº 7330 que cria as diretrizes para uma política municipal de promoção da cidadania LGBT e combate à homofobia em Pouso Alegre para ser adequado e voltar à  pauta na próxima semana.  

De autoria do vereador Campanha (PROS), foi aprovado o Requerimento Nº 89/2017, que solicita ao Poder Executivo a lista com os nomes e os cargos de todos os servidores municipais concursados atuando como fiscais da área da saúde na Prefeitura de Pouso Alegre.

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Informativo de Pouso Alegre. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s