Seminário Internacional de Educação Empreendedora será realizado em Belo Horizonte

Evento discute boas práticas de empreendedorismo nas mais variadas áreas do ensino e o futuro da educação no Brasil

Mais da metade da população brasileira (53,6 %) que está entre os 18 e 64 anos tem conhecimento, habilidade e experiência necessários para iniciar um novo negócio (fonte: Pesquisa GEM/2016). Porém, quase um terço dos especialistas brasileiros atribuem o baixo nível de educação e a falta de capacitação à fatores limitantes à abertura e manutenção de novos negócios.

O Sebrae Minas realiza no dia 4 de julho, o ConheCER – Seminário Internacional de Educação Empreendedora, em Belo Horizonte. O evento gratuito irá reunir gestores, empreendedores, professores, estudantes e especialistas nacionais e internacionais ligados à educação. O encontro também marca o início das atividades do Centro de Referência em Educação Empreendedora, o CER. Informações.

Já estão confirmadas as participações de especialistas da Colômbia e dos Estados Unidos, que irão falar sobre os projetos e boas práticas adotas nesses países em educação voltada para o empreendedorismo.

Marcam a programação do evento, discussões sobre duas pesquisas feitas em parceria do Sebrae. Uma delas, com a Fundação Dom Cabral sobre “Educação empreendedora e empreendedorismo”, e a outra com a Endeavor sobre “Empreendedorismo nas universidades”.

Já no painel “As competências para o futuro” participam o diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos e o diretor do documentário “Quando sinto que já sei”, Antônio Sagrado Lovato. Eles irão mostrar dados e experiências sobre o cenário e os desafios da educação no Brasil, além de diferentes iniciativas e novas maneiras de ensinar.

Também serão apresentados projetos inovadores em educação como:  “Âncora”, de Cotia, na Grande São Paulo, que promove a inserção social de crianças e adolescentes carentes com o uso de um modelo de educação nada convencional, inspirado na “Escola da Ponte”; o “Lá da Favelinha”, de Belo Horizonte, que incentiva a cultura, arte e educação no Aglomerado da Serra; e a “Casa do Presente”, escola experimental paulista cocriada por jovens que atuam como professores voluntários em diversas áreas.

Ainda durante o encontro, o professor da ESPM, Fábio Maria Borges e um representante da Babson College, uma das faculdades de empreendedorismo mais prestigiadas dos Estados Unidos, participarão de uma discussão sobre o futuro do mercado de trabalho, da educação e do empreendedorismo.

Centro de Referência 

Não foi por acaso que Belo Horizonte foi escolhida para sediar o ConheCER. É na capital mineira que o Sebrae criou o CER, o Centro de Referência em Educação Empreendedora, que tem o objetivo de produzir conhecimento e disseminar a Cultura Empreendedora na geração de valor para sociedade. Por meio da plataforma digital, o CER disponibiliza estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre temas ligados ao empreendedorismo e educação empreendedora.

Não foi por acaso que Belo Horizonte foi escolhida para sediar o Seminário Internacional de Educação Empreendedora. É na capital mineira que o Sebrae criou o CER, o Centro de Referência em Educação Empreendedora. A plataforma digital disponibiliza estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias voltados para temas ligados ao empreendedorismo e educação empreendedora.

O CER é ainda um observatório das tendências e melhores práticas no assunto e um disseminador de conhecimento virtual que dá suporte ao meio acadêmico e empresarial. Os materiais e informações do CER já estão disponíveis gratuitamente pelo www.cer.sebrae.com.br .

Programação

 9h às 10h30 – Painel: O início da jornada da educação empreendedora Carlos Arruda – Apresentação da pesquisa Sebrae/Fundação Dom Cabral: Educação Empreendedora e Empreendedorismo

Juliano Seabra – Apresentação da Pesquisa Sebrae/Endeavor: Empreendedorismo nas Universidades

Mediador: Vinicius Lages

10h30 às 11h30 – Painel: As competências para o futuro

Mozart Neves Ramos – Instituto Ayrton Senna 

Antonio Sagrado Lovato – Documentário: Quando sinto que já sei 

Mediadora: Viviane Mosé 

11h30 às 12h30 – Palestra AtitudE, com o colombiano Fernando Gomez do Instituto Sirolli

14h30 às16h – CER Experiências /Painel: Escolas Inovadoras e Educação Não formal

Projeto Âncora –  José Pacheco 

Projeto Lá da Favelinha  –  Kdu dos Anjos

Casa do Presente – Maria Lujan Tubio e Ana Carolina Gomes Guedes  Papo de Professores – Experiências da Educação Finlandesa – Damiano Damito 

 Mediador: Anderson Cabido 

16h30 às 17h30 –  Palestra – O mindset empreendedor e o futuro da educação: Babson College

17h30 às 18h30  – Painel – O futuro do trabalho, da educação e do empreendedorismo 

Babson College

Fábio Mariano Borges – ESPM 

Mediadora- Viviane Mosé 

Seminário Internacional de Educação Empreendedora

Dia 4 de julho, das 8h30 ás 19h

Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada

Belo Horizonte/MG

Informações: www.cer.sebrae.com.br

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s