Parque da Gameleira receberá cerca de 800 equídeos para a 57ª Exposição Estadual Agropecuária

Minas Gerais possui o maior plantel nacional de equídeos e é berço das raças mangalarga marchador, campolina e jumento pêga

Os tradicionais julgamentos de equídeos na pista de grama do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, são uma das atrações da 57ª Exposição Estadual Agropecuária, que acontece entre 1º e 4 de junho.

Cerca de 800 dos melhores exemplares das raças árabe, campolina, jumento pêga, mangalarga marchador, pampa e pônei mostrarão a força e a representatividade econômica e de lazer desses animais. Minas Gerais possui o maior plantel nacional de equídeos, com cerca de 758 mil animais, e é berço das raças mangalarga marchador, campolina e jumento pêga.

A 57ª. Exposição Agropecuária contará com animais de Minas e, também, procedentes do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná e Sergipe. Os julgamentos irão avaliar e premiar os melhores exemplares entre aqueles que mais se aproximam do padrão morfológico ideal de cada raça. Serão avaliados também o desempenho, a marcha e a apresentação com os cavaleiros na pista de grama.

Árabe

São 60 animais na pista de julgamentos. O presidente do Núcleo do Cavalo Árabe, Silvio Barbosa, destaca a novidade deste ano com a participação do juiz americano David Boggis, considerado o melhor apresentador de julgamentos da raça.

“Vários animais presentes na exposição estadual já correram o mundo. É uma raça que atrai investidores e compradores internacionais e que está em franca expansão no Brasil”. Ele informa a participação de exemplares campeões provenientes de planteis de Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Entre as características desta raça estão o porte imponente e a resistência dos animais. 

Campolina

A presidente do Núcleo do Cavalo Campolina da Grande BH, Adriana Morais, diz que “a Exposição Estadual é a mais importante vitrine de divulgação da raça e funciona como um parâmetro para outras exposições do país que acontecem no decorrer do ano”.

Serão 150 animais que disputarão provas morfologia e marcha. Os exemplares virão dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.

Adriana Morais informa que este ano terá o evento “Campolina Rosa”. “Trata-se de uma marcha das mulheres da associação em desfile na pista da Gameleira para estimular a participação feminina e de toda a família na equitação”, explica. O campolina é um animal dócil, versátil e de fácil adestramento. Essa marcha ocorrerá no sábado, 3 de junho, a partir das 11h. 

Jumento Pêga

Cerca de 200 animais estarão na pista de julgamentos do Parque da Gameleira. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Jumento Pêga (ABCJPêga) Márcio José de Campos argumenta que é “crescente a procura pelo animal, cuja raça é ideal para o cruzamento com diversos tipos de éguas para a produção de híbridos (burros e mulas). Estes animais têm forte potencial para trabalhos no campo como, por exemplo, a lida diária com o gado”, informa.

O evento vai comemorar o aniversário de 70 anos da ABCJPêga que, segundo ele, representa a força e a presença da raça nos diversos planteis existentes pelo  Brasil. Outra novidade será um shopping instalado especialmente em espaço que terá mais de 50 animais da raça à venda durante a programação do evento. O jumento pêga é uma raça rústica ideal para a lida no campo. 

Pônei

Serão cerca de 200 exemplares provenientes de fazendas de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Aracaju, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei (ABCC Pônei), Fabrício Borges Santos, afirma que, “apesar da crise, o mercado está aquecido e a procura é constante por parte de criadores de todo o país”.

Ele está otimista com a participação no evento do Parque da Gameleira.  “A exposição é uma vitrine para os animais da raça procedentes de várias regiões, daí sua importância como oportunidade de divulgação do pônei e de estímulo para novos criadores”, diz.  O pônei é a raça ideal para a iniciação de crianças na equitação.

Pampa

A gerente-geral da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa, Adriana Correa, informa que serão 60 animais da raça que participação dos julgamentos, onde serão avaliados o andamento e a morfologia.

O padrão da raça se destaca pela pelagem, muito apreciada pelos criadores e pelo público nas exposições. “A Exposição Estadual é diversificada e se configura como um dos maiores eventos do país”, relata.

Mangalarga-marchador

Serão 200 animais presentes na no evento, onde serão avaliadas as marchas picada e batida. Segundo o presidente do Núcleo Mangalarga do Marchador da Grande Belo Horizonte, José Márcio Januário, “o Parque da Gameleira é o berço das exposições agropecuárias, um ponto de encontro para fomento de negócios, divulgação e valorização da raça”.

Realização

A exposição é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com as instituições vinculadas Emater-MG e Epamig e com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Desde março o Parque da Gameleira vem passando por obras de revitalização, que devem ser finalizadas ainda neste mês para receber a exposição. Com recursos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), na ordem de R$ 4,36 milhões, foram feitas pinturas de pavilhões e baias, construção de banheiros com acessibilidade para portadores de necessidades especiais e reconstrução de currais, dentre outras melhorias.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s