Sebrae Minas promove Feira do MEI em Santa Rita do Sapucaí

Atividades gratuitas ocorrem das 13h às 21h, no centro da cidade

Orientações sobre crédito e gestão de negócios, formalização, direitos e deveres do microempreendedor individual (MEI) – legislação, pagamento do DAS e a realização da Declaração Anual de Faturamento. Esses serão alguns dos temas abordados na Feira do MEI, promovida pelo Sebrae Minas, no dia 12 de maio, em Santa Rita do Sapucaí. A ação é gratuita e será realizada das 13h às 21h, na Alameda José Cleto Duarte (ao lado da rodoviária), com o apoio da Associação Comercial e Empresarial do Vale da Eletrônica (Acevale), Banco do Brasil, Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Correios, Prefeitura, Sicoob e Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica (Sindvel).  

“Com a Feira do MEI, os empreendedores terão a oportunidade de trocar experiências e de tirar dúvidas sobre gestão, crédito, formalização e demais assuntos pertinentes ao negócio, pois serão realizadas palestras rápidas sobre esses assuntos que envolvem a rotina dos MEIs. A ação ainda contará com a exposição de produtos e serviços de nove microempreendedores individuais da cidade e estandes dos apoiadores que prestarão atendimentos ao público”, afirma o analista do Sebrae Minas em Santa Rita do Sapucaí, Luiz Carlos Caldeira Junior. 

A Feira do MEI de Santa Rita do Sapucaí integra a Semana do MEI, que acontece na primeira quinzena de maio, em diversas cidades do estado, com o objetivo de proporcionar atendimentos e capacitações aos microempreendedores individuais. No Sul de Minas, as atividades ocorrem em 16 municípios: Andradas, Baependi, Lavras, Pouso Alegre, Alfenas, Itajubá, Varginha, Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas, Poços de Caldas, Campestre, Pedralva, Itanhandu, Passa Quatro, Botelhos e Caxambu. A programação completa da Semana do MEI em Minas Gerais está disponível no site www.sebrae.com.br/minasgerais. 

MEI no Sul de Minas

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Sebrae sobre o Perfil do MEI, feita com mais de 10 mil formalizados em todo o país nos primeiros meses de 2017, até abril deste ano, foram registrados mais de sete milhões de formalizações de Norte a Sul do Brasil. Os estados com maior número de formalizados continuam sendo São Paulo (1,8 milhões de MEI), Rio de Janeiro (857 mil) e Minas Gerais (774 mil). Dessas formalizações, aproximadamente 47% foram feitas por mulheres e 21% dos que viraram MEI eram empreendedores com mais de 51 anos. Já as atividades com maior número de MEI são: cabelereiro, comércio varejista de vestuário e acessórios, obras de alvenaria, serviços de estética e fornecimento de alimentos para consumo domiciliar. 

Em 2017, o Sul de Minas representa uma parcela significativa deste total e alcança o 3º lugar na lista de Minas Gerais, com cerca de 87 mil MEIs ou 11,35% do total do estado. Nas três maiores cidades da região, há cerca de 16,3 mil microempreendedores individuais formalizados, sendo que esse número é de 5.224 em Poços de Caldas, 5.657 em Pouso Alegre e 5.408 em Varginha. Em Santa Rita do Sapucaí, há 1.481 microempreendedores individuais formalizados. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Local: Alameda José Cleto Duarte (ao lado da rodoviária)

Horário: das 13h às 21h

Informações: Sebrae Santa Rita do Sapucaí (Av. Delfim Moreira, 113 – Centro). (35) 3471. 4185 

13h – Abertura

13h30 – Associativismo: um excelente negócio (Acevale)

14h – Parque tecnológico aberto de Santa Rita do Sapucaí (Sindvel)

14h30 – Empréstimos, máquina de cartão e tarifas (Banco do Brasil)

15h – Empréstimos, máquina de cartão e tarifas (Sicoob Credivass)

15h30 – Como vender com segurança e reduzir a inadimplência (Sebrae Minas)

16h – H2H: Empresas que amam pessoas (AVOA)

16h30 – Logística e marketing para empresas (Correios)

17h – Legislação empresarial: benefícios e obrigações (FAI)

17h30 – Inovação como inteligência competitiva nos negócios (Inatel)

18h – Economia criativa (Comtur)

18h30 – Hacktown: diferenciais e posicionamento

19h – Como aumentar as vendas em datas especiais e comemorativas (Sebrae Minas)

20h – Como prosperar em épocas de crise (Instituto Devolva-se)

20h30 – Encerramento

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s