Escola do Legislativo oferece curso para integrantes dos colegiados executivos dos Fóruns Regionais

Capacitação ensina sobre a estrutura do poder público, planejamento e canais de participação popular

Estão abertas as inscrições para o curso “Estado de Participação: entendendo conceitos para o exercício da cidadania”, direcionado aos integrantes dos colegiados executivos dos Fóruns Regionais de Governo.

O curso é a distância e ensina como funciona a estrutura do poder público, o planejamento das políticas públicas, a execução, o monitoramento e como utilizar os canais de participação.

A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O curso é gratuito e será oferecido pela Escola do Legislativo.

Para participar, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil, que fazem parte dos colegiados executivos, podem se inscrever no endereço eletrônico (Ambiente Virtual de Aprendizagem), no qual o curso está disponível.

Oportunidade

Segundo a superintendente de Planejamento da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Juliana de Lourdes Fonseca, por ser a distância, há uma grande expectativa de adesão dos membros dos colegiados em todos os territórios de desenvolvimento, principalmente da sociedade civil.

Juliana ressalta a importância do curso como uma oportunidade de aprender mais sobre a organização da administração pública, como se executa o orçamento, planeja as ações e de que forma o cidadão pode participar.

“No Governo, temos espaços de participação popular, como ouvidorias e conselhos de políticas públicas. Os Fóruns Regionais também se consolidaram como mais um instrumento de participação dos cidadãos” diz Juliana.

A superintendente espera que, com o curso de capacitação, os representantes dos territórios possam acompanhar e contribuir com as políticas do Estado, entendendo os mecanismos de planejamento e de participação popular. 

Conteúdo

O curso “Estado de Participação: entendendo conceitos para o exercício da cidadania” é organizado em seis módulos com os seguintes conteúdos: organização do Estado; execução orçamentária; territórios de desenvolvimento; políticas públicas e planejamento; sistema de monitoramento, avaliação e participação; e por último, legislação orçamentária e programas de ações governamentais.

Os módulos do curso têm duração de 24 horas. Os quatro primeiros têm carga horária de 16 horas e são pré-requisito para fazer os outros dois módulos, com 8 horas de duração.

O prazo para conclusão dos módulos é o mesmo da disponibilidade do curso. O conteúdo estará disponível no site da Escola do Legislativo até o final de dezembro de 2017.

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Escola do Legislativo oferece curso para integrantes dos colegiados executivos dos Fóruns Regionais

  1. best physic disse:

    I dont think I’ve read anything such as this before. So excellent to discover someone with
    some unique thoughts on this subject matter. thanks for sharing this up.
    This web site is one thing that is essential on the web, somebody with somewhat creativity.
    Great job for bringing a little something fresh to the web!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s