Dr. Erasmo Camanducaia – Toxina Botulínica na Odontologia

erasmo cabe

Muito tem se falado ultimamente sobre a Toxina Botulínica, no mundo inteiro.

A marca comercial mais conhecida do público em geral é o Botox. Mas, não devemos esquecer Botox é um nome comercial da substância “Toxina Botulínica” e existem também várias outras marcas, também excelentes, com outros nomes.

A Toxina Botulínica é uma substância conhecida e trabalhada desde o século XIX. Sua utilização terapêutica data do início do século XX, já há uns cem anos. Não é um medicamento novo como alguns pensam. Entretanto, com o aprimoramento das pesquisas, sua utilização tem sido muito ampliada, novas aplicações para a toxina botulínica tem sido descobertas e ela tem recentemente foi apontada por uma pesquisa nos Estados Unidos, saindo até uma reportagem na revista TIME, como a “droga que cura tudo”.

e5

Sabemos que não é bem assim mas, sem dúvida a aplicação da Toxina Botulínica é muito ampla e vai muito além das correções estéticas de rugas.

e6

A Odontologia já há muito tempo se utiliza dessa substância em suas atividades terapêuticas. Em outros países como Estados Unidos, Canadá, França, Austrália a Toxina Botulínica já é amplamente utilizada por Cirurgiões Dentistas há décadas. No Brasil mais recentemente há uns dez anos!

Como já foi explicado por mim, em outra matéria; surgiu recentemente uma nova área da Odontologia, uma nova modalidade de entender os tratamentos como um todo: A Harmonização Orofacial. Dentre os vários procedimentos que a Harmonização Orofacial abrange está a o uso da Toxina Botulínica para aplicações terapêuticas e estéticas.

No campo da estética facial, da harmonização Orofacial destacamos a sua aplicação para correções de rugas na testa, na região periocular (rugas ao redor dos olhos), região de glabela (entre as sobrancelhas), nariz, para levantamento de sobrancelhas, rítides periorais (rugas nos lábios), entre outras aplicações. Conseguimos efeitos maravilhosos, harmonizando a estética dental, o sorriso corrigido, com a estética da musculatura da face, colocando-os em harmonia.

Atualmente já se utiliza a Toxina Botulínica com finalidade preventiva. Ela vai atuar no relaxamento muscular, prevenindo a formação das rugas estáticas, que são as que se formam com o passar dos anos, com o envelhecimento e atenuando a formação das rugas dinâmicas também como efeito do relaxamento da hiperfunção. Ou seja, ela vem sendo usada já como preventivo, até por pessoas mais novas.

No campo terapêutico, temos a sua atuação, que na minha opinião, é a mais gratificante e maravilhosa para nós profissionais e para os pacientes que sofrem com dores, distonias musculares, desequilíbrios funcionais de nervos periféricos, desvios e desproporções faciais. Nesse campo a toxina botulínica tem uma ação super eficaz para correção de sorriso gengival, alguns tipos de nevralgias do trigêmeo, hiperfunção da musculatura da face provenientes de transtornos neurológicos e psicológicos. A Toxina é brilhante para o TRATAMENTO DO BRUXISMO, chegando a eliminar o problema em alguns casos. Atua no tratamento da hipertrofia da musculatura da face, corrigindo desvios e tortuosidades do rosto. A sua aplicação para o tratamento de DORES DE CABEÇA (cefaleia tensional), dores nos músculos do pescoço e ombro (dores cervicogênicas) é algo inovador e que revolucionou o tratamento desses problemas. Outra aplicação simplesmente Linda, é a utilização da TOXINA BOTULÍNICA em pacientes com PARALISIA FACIAL; amenizando em muito a deformidade, chegando algumas vezes a disfarçar totalmente a paralisia do rosto.

“Caso de sorriso gengival, solucionado com a aplicação da Toxina Botulínica nos músculos elevadores dos lábios”

e10

“Caso de Bruxismo severo tratado com a aplicação da Toxina Botulínica no músculo masseter e temporal.

Percebam que com o relaxamento muscular, também se corrige a hipertrofia muscular causada pelo esforço do Bruxismo,

Levando a uma suavização e afinamento do rosto, correção da assimetria e retorno ao aspecto normal. Sem falar na correção do ranger de dentes.”

e11

“Caso de paralisia facial periférica, atenuada com aplicação da Toxina Botulínica. Técnica que representa para muitos, um retorno do paciente ao convívio social.”.

Todas essas aplicações aqui descritas já são há muito estudadas, com doses e pontos de aplicação bem definidos. E todas elas são do campo de atuação do cirurgião dentista, com legislação, normatização e autorização para a utilização da Toxina Botulínica por nós dentistas; desde que devidamente habilitados, com curso de pós graduação em toxina botulínica.

Essa nova Odontologia que se abre veio para solucionar muitos problemas e ajudar muitas pessoas que até então não conseguiam soluções para vários problemas. Problemas estéticos e terapêuticos que incomodam e limitam muito as pessoas que sofrem desses males.

O cirurgião dentista é o profissional indicado para o tratamento com essas substâncias pois, o estudo da anatomia, vascularização e inervação da face, bem como o estudo da farmacologia aplicada, são o dia a dia dos dentistas. O profissional da saúde mais indicado para a aplicação da toxina botulínica em cabeça, face e pescoço é o cirurgião dentista. Mas, não qualquer um; e sim o profissional pós graduado em harmonização orofacial.

Enfim, a utilização da Toxina Botulínica, ou o botox como alguns simplificam, é uma realidade e está ajudando inúmeras pessoas. É um procedimento seguro quando bem planejado e se tem o conhecimento necessário, extremamente eficaz e ao alcance de todos.

Caso de harmonização facial com Toxina Botulínica realizado pelo Dr. Erasmo Camanducaia

A paciente queixava-se das rugas na testa, região entre os olhos e ao redor, e dorso do nariz.

Paciente fazendo as expressões para as marcações

e5

Consulta de retorno, 20 dias após a aplicação da toxina botulínica. Paciente fazendo as mesmas expressões, forçando o aparecimento das rugas.

Percebam como ficou muito mais relaxada, mais lisinha, com aparência bem mais descansada e jovial. Não formam mais as rugas e marcas de expressão. A musculatura do rosto descansou e evitou o apertamento dos dentes. Eliminamos o stress e a aparência que incomodava a paciente sem no entanto, deixá-la sem movimentação e expressão. Isso porque a dose foi adequada para o que se queria. Não há paralisação dos músculos mas, sim um relaxamento.

A paciente ficou muito satisfeita.

Dúvidas sobre toxina botulínica, harmonização orofacial, implantodontia e tratamentos odontológicos; enviem suas perguntas para erasmocamanducaia@hotmail.com.ofere erasmo

Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s