Santa Rita do Sapucaí sedia Conferência sobre Meio Ambiente e Lixo

Evento acontece em Maio e faz parte das ações propostas pela Campanha da Fraternidade 2017

Com o tema “Os biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a Campanha da Fraternidade Caminho de Conversão Quaresmal, de iniciativa da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), é ecumênica e propôs para o ano de 2017 gestos concretos para o cultivo do meio ambiente e cuidado comunitário social. Em Santa Rita do Sapucaí o Grupo CF2017 reuniu leigos voluntários para, em atenção a esse chamado, promover ações de conscientização e sensibilização da comunidade. Diversas atividades já foram desenvolvidas como caminhada ecológica e plantios de mudas na cidade. No próximo dia 10 de maio acontece a conferência “Meio Ambiente, Lixo Urbano e Eletrônico na Campanha da Fraternidade 2017”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Maurício Waldman, especialista em Meio Ambiente e Lixo.

A CF 2017 propõe iniciativas de reflorestamento e conservação dos biomas e assistência às comunidades atingidas pela degradação ambiental. “Nós desejamos com a campanha da fraternidade deste ano despertar os cristãos, todas as pessoas de boa vontade, para a admiração, para que da admiração nasça o cuidado e o cultivo com a obra de Deus”, afirma Dom Leonardo Ulrich Steiner – secretário-geral da CNBB.

Segundo Cláudio Orlandi Lasso, membro da Pastoral da Comunicação do Santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Rita do Sapucaí e um dos articuladores do Grupo CF/2017, o grupo se organizou e planejou um conjunto de aproximadamente 20 ações na cidade, sendo as primeiras de sensibilização e de engajamento das pessoas e entidades da comunidade.

Ainda, de acordo com Lasso “a conferência do Prof. Waldman, será fundamental para informar e incentivar toda a comunidade santa-ritense, instruindo e mostrando o que cada um – como cidadão ou entidade – pode fazer em prol do meio ambiente no nosso micro-bioma de Santa Rita do Sapucaí e, desta forma, com as orientações e indicações do Prof. Waldman, o Grupo CF/2017 espera desenvolver maior massa crítica nas pessoas, criando nelas uma nova cultura, propondo formas mais sustentáveis para produzir e consumir recursos, preparando toda a comunidade para as próximas ações do grupo até atingir a meta final com a produção de lixo zero em nossa comunidade, um sonho onde toda moradia e entidade teria uma composteira para transformar o seu lixo orgânico em adubo e, em paralelo, trabalharia na comunidade a técnica dos 3R (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar), com ações de coleta seletiva para destinação correta do lixo não orgânico. Desta forma, além de cultivar e guardar a criação, nossa comunidade melhor cuidaria da casa comum”.

A Conferência “Meio Ambiente, Lixo Urbano e Eletrônico na Campanha da Fraternidade 2017” apresenta uma oportunidade de reflexão para o futuro reservado quanto ao meio ambiente se medidas de preservação não forem tomadas de imediato e qual o impacto do lixo urbano e do lixo eletrônico. O palestrante Prof. Dr. Maurício Waldman é autor de livros centrados basicamente nos campos do saber geográfico e antropológico. Dentre as temáticas, destacam-se as do meio ambiente, cultura, educação, política e africanidade. Estão previstas também as presenças de Dom José Luiz Majella Delgado CSsR, arcebispo de Pouso Alegre e do prefeito municipal Sr. Jeferson Gonçalves Mendes.

Data: 10 de maio (4a feira), as 19h30m, no Teatro INATEL, com entrada franca

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s