Programa de combate à exploração sexual vira política pública em Santana do Paraíso

Iniciativa foi idealizada pela InterCement e pelo Instituto InterCement, em parceria com o Instituto Childhood Brasil

O município de Santana do Paraíso, em Minas Gerais, acaba de garantir por lei a realização anual da Semana Na Mão Certa, iniciativa idealizada pela InterCement, em parceria com o Instituto Childhood Brasil, que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A aprovação unânime do projeto de autoria do vereador Alexandre Silva Coutinho aconteceu durante a sessão plenária do dia 20 de março e é um reconhecimento do poder público à importância da ação executada pela InterCement Brasil e pelo Instituto InterCement.

Antes da votação, Ardvander Joaquim de Melo, Coordenador de Produção da unidade de Santana do Paraíso, defendeu a proposta, baseando sua fala na experiência vivida. “Participei do lançamento, coordenando a realização da I Semana na unidade de Pedro Leopoldo, em outubro de 2007 e em novembro do mesmo ano em Santana do Paraíso, permanecendo até hoje envolvido com a ação, que se espalhou por todas as unidades da InterCement Brasil e atualmente se torna realidade por um número expressivo de voluntários muito engajados”, explica Ardvander.

O Instituto InterCement dá suporte em materiais, informações e linhas gerais de atuação para que a estrutura de voluntariado de cada unidade de produção possa desenvolver ações voltadas a sensibilizar e educar grupos que têm capacidade de serem agentes transformadores e, assim, atuar de forma efetiva para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

As atividades são realizadas durante uma semana e buscam garantir que a mensagem chegue aos motoristas de caminhão, grupo foco do programa, que podem atuar como verdadeiros protetores dos direito das crianças e adolescentes ao agirem como denunciadores ativos de abusos que possam vir a testemunhar em sua rotina nas estradas. Há, ainda, ações dirigidas para envolver diretamente crianças e adolescentes, com a realização de palestras educativas em escolas públicas.

O programa, realizado pela primeira vez nas unidades de Pedro Leopoldo – MG e Santana do Paraíso – MG em 2007, logo após a InterCement assinar o Pacto Empresarial em prol da causa, faz parte do calendário oficial da empresa desde 2010. Em 2016, o Na Mão Certa foi realizado em 15 cidades brasileiras impactando cerca de 14 mil pessoas.

Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s