Governo de Minas Gerais institucionaliza Rede de Mobilização Social em prol da saúde pública estadual

Criada em 2007, a rede tem como desafio é alcançar todos os 853 municípios do estado para disseminar informações para a promoção da saúde no SUS

Minas Gerais institucionalizou oficialmente a Rede de Mobilização Social em Saúde. A estratégia tem por finalidade o envolvimento do cidadão na prevenção e promoção à saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado.

Desde a sua criação em 2007, a Rede é gerenciada pelo Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG). Presente, atualmente, em 684 cidades, o desafio é criar núcleos de mobilização nos 853 municípios mineiros. Além das ações de promoção à saúde dos mais diversos temas ligados ao SUS, a Rede também se preocupa em cultivar parcerias com prefeituras, escolas, empresas, igrejas, associações e outros órgãos públicos.

Atualmente, a Rede de Mobilização Social em Saúde da secretaria é composta pelo Núcleo Central de Mobilização Social da SES-MG e pelos 28 Núcleos das unidades Regionais de Saúde. O objetivo é arregimentar a participação civil na execução dos programas de prevenção e promoção da saúde por intermédio da Mobilização Social, em toda Minas Gerais.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Mobilização Social da SES-MG, Joney Vieira, a institucionalização da Rede de Mobilização “respalda e legitima o Núcleo Central da SES-MG nas estratégias de acompanhamento e cobrança de resultados, bem como no envolvimento dos servidores regionais tidos como referência para tal trabalho”, destaca.

Joney conta ainda que, dentre as atribuições do Núcleo Central, estão gerir e supervisionar a Rede de Mobilização Social e identificar parceiros em âmbito estadual. “Para desempenhar suas funções de forma eficiente, as Regionais de Saúde exercem um papel fundamental, com a função de incentivar os municípios a criarem seu núcleo de mobilização ou ajudá-los a tomar consciência a respeito do trabalho que já executam”, explica.

Clique aqui e confira os relatórios dos trabalhos já realizados pela Rede de Mobilização Social em Saúde.

Clique aqui para conferir no Blog da Saúde MG outros detalhes sobre o trabalho de Mobilização Social realizado pela SES-MG

Clique aqui para conferir, no Diário Oficial Minas Gerais, a Resolução nº 5663 – que institucionaliza oficialmente a Rede de Mobilização Social em Saúde.

 

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s