As ações da CF em Santa Rita do Sapucaí continuam com o plantio de centenas de mudas de árvores sombrosas e frutíferas

Em Santa Rita do Sapucaí, no dia 05 de março, como abertura da CF, aconteceu a “Caminhada da Fraternidade”, 1ª ação do Grupo CF2017 de Santa Rita do Sapucaí formado pelas comunidades das paróquias de Santa Rita de Cássia e de Nossa Senhora de Fátima.

Dando continuidade às ações, na manhã do dia 22 de março, dia mundial da água, iniciou-se a 2ª ação do grupo que, numa primeira fase, com o auxílio dos alunos de diversas escolas da cidade e com os apoios da COPASA e da Prefeitura Municipal, plantou 38 mudas de diversas espécies de árvores sombrosas no Centro Municipal de Eventos.

No dia 26 de março, aconteceu a segunda fase desta ação, quando foram plantadas em torno de 60 mudas de árvores frutíferas ao longo da Avenida Beira Rio, desde a Ponte José Almeida Neves até a ETE – Escola Técnica de Eletrônica. Este plantio foi acompanhado pelos funcionários da Secretaria de Obras e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal e realizado por aproximadamente 60 pessoas de todas as idades da comunidade santa-ritense que, durante o evento, percebendo a quantidade de lixo jogado no gramado da Av. Beira Rio, espontaneamente pegaram as sacolinhas de supermercado que encontraram jogadas, foram recolhendo nelas o lixo e colocando-as na caçamba da viatura do pessoal do Meio Ambiente. Até a última árvore plantada juntaram-se 28 sacolas de lixo.

No final todos receberam uma especial benção do Pe. Alexandre que, inclusive, logo após, empunhou uma muda e, mostrando grande afinidade no lidar com a terra, plantou um pé de jambolão, contando com o pronto auxílio do pequeno Pedro (da Comunidade de São Francisco) que, com apenas 4 anos, se encantou com a atividade, logo aprendeu o ofício e passou a ensinar e auxiliar diversas outras pessoas a plantarem corretamente suas mudas. Logo após a 1ª ação, percebendo o bem que a CF estava fazendo ao município, o grande envolvimento e a receptividade da população nas ações do Grupo CF2017, bem como o grande potencial de transformação da cidade, a Prefeitura Municipal, através do Diretor de Meio Ambiente, Sr. Robledo de Martha, fez questão de participar e se engajar na CF somando forças e cedendo para o movimento cerca de 200 mudas de diversas variedades de árvores sombrosas e frutíferas, entre elas: abacate, jaca, jambinho, jambolão, jenipapo, pera, pêssego, pitanga, romã, bem como outras espécies que têm boa adaptação em nossa região.

O pessoal da Prefeitura Municipal se comprometeu a cuidar dessas mudas para garantir o seu bom desenvolvimento. O Grupo CF2017 de Santa Rita do Sapucaí planeja a terceira fase de plantio de mais 38 mudas de árvores sombrosas para o dia 08 de abril, às 08h00, na calçada da Av. Embaixador Bilac Pinto que dá acesso à Nova Cidade, iniciando na frente da empresa DL.

O Vereador Miguel Caputo, que é um dos coordenadores do Grupo CF2017, durante a atividade e em entrevista para Rádio Comunitária Santa Rita FM disse: “Esta ação de plantio de mudas com a participação da nossa comunidade, inclusive de diversas crianças, é muito importante, pois desperta em todos que dela participam, bem como naqueles que o acompanham, e até em outros que posteriormente saberão desses plantios, a consciência da importância de se plantar mais árvores em nosso município, ainda mais frutíferas, e nas margens do nosso querido Rio Sapucaí, garantindo assim água, ar, sombra e até alimento para todos nós, para as futuras gerações, bem como para os pássaros e animais que compõem a nossa rica fauna local”.

No final o vereador completou: “Outro ponto marcante desta ação foi constatar o incômodo que as pessoas naturalmente sentiram ao ver a quantidade de lixo espalhado ao longo da Av. Beira Rio e que, de forma espontânea, muitos começaram a coletá-lo. Isso tudo deixa claro para todos nós que o povo de nossa cidade tem o desejo de morar e de criar seus filhos numa cidade limpa, arborizada e em perfeita harmonia com o meio ambiente. Para resumir, penso que o sucesso desta segunda ação agrada muito a Deus, o que muito me emociona, pois percebo que estamos cumprindo à risca o ensinamento Dele e muito bem alinhados com o Lema da Campanha da Fraternidade 2017, Cultivar e guardar a criação”.

Logo após a bênção do Pe. Alexandre, o Prof. Adilson, outro coordenador do Grupo CF2017, entusiasmado com o sucesso da ação de plantio das mudas, tomou a palavra e, carregando duas sacolas de lixo que recolheu, falou para todos das ações concretas que estão sendo realizadas durante a CF no município destacando a importância de fazermos a diferença positiva em nosso meio ambiente. Informou também que diversas outras ações ainda estão por acontecer, tais como: coleta de lixo, que será realizada na manhã do dia 08 de abril pelos grupos de jovens, a conferência com o tema: “Meio Ambiente, Lixo Urbano e Eletrônico x Campanha da Fraternidade 2017”, que acontecerá no dia 26 de abril, às 20h00, no Teatro do INATEL, e que será ministrada pelo Prof. Dr. Maurício Waldmam, ambientalista e especialista em meio ambiente e em lixo, bem como o resgate do projeto Água Boa, entre outras ações.

O Prof. Adilson finalizou sua fala convidando todos para fazerem parte dessas transformações em nosso município e se integrarem ao Grupo CF2017, totalmente aberto para novos membros, que se reunirá na próxima 3ª feira(28) às 20h00, na Escolinha Nossa Senhora de Fátima, para alinhar e planejar suas próximas ações.

Reportagem: Cláudio Orlandi Lasso – Rádio Comunitária Santa Rita FM (PASCOM Santa Rita de Cássia)

Fotografia: Adilson da Silva (PASCOM Nossa Senhora de Fátima)

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

2 respostas para As ações da CF em Santa Rita do Sapucaí continuam com o plantio de centenas de mudas de árvores sombrosas e frutíferas

  1. Arnaldo disse:

    Tenho uma sugestão de local: Centro de Eventos Municipal (ou Campão como alguns falam). Seria legal plantar bastante árvoes dos dois lados da pista de caminhada! Sombra e frutas!

  2. gean disse:

    Adote uma Arvore, todo dia passa por ela e joga uma garrafinha de agua em seu pezinho. só assim ela vai sobreviver. Não adianta plantar, se não cuidar vai morrer.,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s