Câmara Municipal homenageia fundadora da Academia de Letras

A idealizadora da Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, Sra. Edméa Sodré de Azevedo Carvalho, recebeu na última segunda-feira(13) uma homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rita do Sapucaí (MG). Durante sessão ordinária da Câmara foi apresentado o Projeto de Lei 07/2017 que denomina o nome da professora e escritora a uma rua.

O logradouro fica no bairro Bela Vista e passa a se chamar “Rua Professora Edméa Sodré de Azevedo Carvalho”. O projeto é de autoria do vereador Giácomo Henrique Constanti (PSD) e foi aprovado por unanimidade pelo plenário.

O irmão da professora e membro da Academia de Letras, Décio de Almeida Azevedo, comentou a homenagem da Câmara e lembra do “exemplo extraordinário” de que foi sua irmã. “Louvo esta atitude da Câmara dos Vereadores de lembrar o nome de uma pessoa que viesse através da história, ficar gravado o nome dela nesta passagem por aqui. Não que ela fez alguma coisa para que o nome dela se projetasse, mas pelo espírito fraterno que ela sempre teve, no princípio religioso, de pensar na educação dos filhos, na posição dela como mãe, na posição dela como esposa, na posição dela como filha que foi um exemplo extraordinário.

A educadora e escritora Edméa Carvalho, durante sessão da Academia de Letras em 2010.
Ao lado, o acadêmico Victor Hugo Neira Muñoz – presidente da Academia à época. (Foto: Evandro Carvalho/Arquivos Alca).

Ela não foi egoísta, pensava nas coisas do bem social. É um reconhecimento que a sociedade faz de ver na pessoa de Dona Edméa que ela não era egoísta no proceder dela, ela também pensou no próximo. Naturalmente ele pensava que a felicidade não era uma coisa individual, mas uma coisa coletiva – de que ninguém seria capaz de ser feliz sozinho. Ela sempre teve domínio próprio na fala e na ação. Como irmão caçula, na parte educacional, posso considerar que fui um filho dela. Fico feliz de ter esta oportunidade de falar de quem a gente gosta”, comenta o acadêmico.

O vereador Giácomo Constanti conheceu a professora e escritora Edméa Carvalho. Ele lembra que ela tinha muito orgulho da profissão de professora. “Sabendo que neste ano ela estaria completando 100 anos se estivesse entre nós, comecei a pensar em uma maneira de homenageá-la, aí surgiu a ideia de dar nome a uma de nossas ruas.

Conheci muito a D. Edméia. Nossas famílias sempre foram muito próximas, infelizmente não tive a honra de ser aluno dela. Me recordo bem dela sempre comentar com muito orgulho de sua profissão como professora, justamente por isso fiz questão que o termo professora viesse antes de seu nome na nomenclatura da rua. Dona Edméia sempre foi ligada à várias entidades filantrópicas em nossa cidade, sempre disposta a ajudar no que precisasse e muito preocupada com a educação e cultura de nossa cidade.

Meu sentimento é de muita gratidão por tudo que fez pela nossa cidade, trago a grata lembrança do privilégio de sua amizade e também de poder estar presente na última comemoração de seu aniversário, oportunidade esta que pude dar lhe um grande abraço, sem saber que seria o último”, relata o vereador. 

Edméa Sodré de Azevedo Carvalho nasceu em 10 de fevereiro de 1917. Foi professora e escritora, autora de três livros. Sempre defendeu as artes de um modo geral, em especial a produção literária. Em 1985, integrante que era do Clube Feminino da Amizade, foi a idealizadora da então Academia Santarritense de Letras. Faleceu em 2012. Por ocasião de seu centenário, a Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí realizará uma sessão solene em homenagem à escritora no mês de abril.

 

 

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s