Governador Fernando Pimentel entrega 401 veículos para transporte escolar

Investimento de R$ 95,8 milhões garante a segurança de estudantes, especialmente da zona rural em Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta sexta-feira(10) no Expominas, em Belo Horizonte, 401 veículos para o transporte de alunos da rede pública de ensino de 308 municípios mineiros de todos os 17 Territórios de Desenvolvimento. Estão sendo investidos cerca de R$ 95,84 milhões em recursos oriundos de emendas de parlamentares federais.

Para um público de 2 mil pessoas, entre elas, cerca de 40 deputados federais e estaduais, Pimentel agradeceu a cooperação entre os três níveis de Poder. “Nós estamos celebrando aqui a boa política, democrática, representativa, que une Câmara Federal, Assembleia Legislativa, Governo de Estado e municípios em benefício do povo de Minas Gerais. É isso que está representado na entrega desses ônibus a cada município”, afirmou, lembrando que “às vezes, as emendas parlamentares são erradamente criticadas pela imprensa. Isso porque elas são o legítimo uso do orçamento público para as causas do povo”.

Pimentel citou que a “boa política” é feita de forma transparente e por representantes eleitos pela população. “Vamos preservar esses representantes, trabalhar com eles, respeitá-los, criticar quando for o caso, mas, acima de tudo, manter viva a instituição da democracia brasileira que, hoje, se vê ameaçada por ataques insidiosos por aqueles que querem a volta do autoritarismo no Brasil. Nós queremos a democracia funcionando e vamos celebrá-la aqui hoje”, afirmou.

O governador lembrou que em Minas Gerais a administração estadual está funcionando, apesar da crise político-econômica do país. “Isso não é pouca coisa no Brasil de hoje, que atravessa a maior crise política, econômica e institucional da sua história. Nós estamos assistindo estados importantes se dissolvendo à luz do dia. É o caso do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul, onde os serviços públicos entraram em colapso. Nada disso está acontecendo em Minas Gerais. Isso se deve ao compromisso que nós temos com o povo, independentemente de partidos políticos”.

Entrega

Ao fazer a entrega de novos veículos, a intenção é garantir maior qualidade, conforto e segurança no transporte dos estudantes residentes em zonas rurais. Cada ônibus é equipado com plataforma veicular elevatória e pode transportar até 44 passageiros assentados. Estão sendo beneficiados mais de 201 mil alunos das redes estadual e municipais de ensino.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, explicou que os veículos são destinados aos municípios que têm um grande número de estudantes que residem na área rural e de grande extensão territorial.  “O objetivo é garantir o acesso à educação para todos. A política do transporte escolar é para garantir que aqueles jovens e crianças que estão na área rural tenham acesso à educação. O foco é o transporte escolar de crianças da área rural no campo e, em alguns casos, do campo para a cidade”, afirmou. 

Representando os chefes dos executivos municipais, o prefeito de Capitólio, José Eduardo Terra Vallory, ressaltou o compromisso do governador Fernando Pimentel para garantir boa qualidade de vida aos mineiros. “Vivemos um momento de extrema dificuldade, mas não adianta lamentar. Juntos podemos fazer a diferença. O governador e sua equipe têm demonstrado compromisso e qualidade para fazer a transformação que o nosso povo precisa. Hoje, com a entrega desses ônibus, precisamos também agradecer aos deputados que ajudaram a atender essa demanda extremamente necessária”, afirmou.

O primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados e líder da bancada mineira na Casa, Fábio Ramalho, destacou a união entre os parlamentares. “Essa parceria é muito importante e demonstra que Minas Gerais está unida, indiferentemente de partido político”, disse.

A melhoria do transporte escolar nos municípios é uma das demandas apresentadas pela população durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo em cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento. A entrega desses veículos também faz parte do esforço do governo de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Educação para garantir uma educação que reduza as desigualdades regionais e sociais. Tanto assim que, somente em 2016, foram entregues 381 veículos para 334 prefeituras.

Participaram da solenidade secretários de Estado, prefeitos e lideranças políticas e da educação de Minas Gerais.

Distribuição dos ônibus
Território Número de Prefeituras Número de veículos
Alto Jequitinhonha 10 15
Caparaó 26 33
Central 8 10
Mata 25 31
Médio e Baixo Jequitinhonha 6 10
Metropolitano 46 61
Mucuri 10 14
Noroeste 8 15
Norte 41 49
Oeste 16 22
Sudoeste 16 19
Sul 34 40
Triângulo Norte 11 15
Triângulo Sul 11 13
Vale do Aço 16 21
Vale do Rio Doce 14 19
Vertentes 10 14
 Total 308 401

vale ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s