Inscrições para o Concurso Literário Edméa Carvalho seguem até novembro

O Concurso Literário Edméa Carvalho edição 2016 está com inscrições abertas até 30 de novembro.

O certame literário é uma realização da Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí e prioriza as escolas do município. Trata-se da terceira edição do Concurso que é uma homenagem à escritora e professora Edméa Sodré de Azevedo Carvalho, fundadora da então Academia Santarritense de Letras. “Incentivar crianças e adolescentes para o exercício da leitura e da escrita é sempre estimulante. A Academia cumpre este papel ao promover este concurso – despertar este exercício nos mais jovens”, comenta Evandro Carvalho, presidente da Alca.

O concurso literário estará aberto a todas as pessoas que desejem participar, desde que as obras sejam escritas em português. Contemplará duas modalidades: “Escolar” e “Aberta”. A modalidade Escolar (para estudantes apenas de Santa Rita do Sapucaí) será subdividida em três categorias: alunos do ensino fundamental 1 – 1.o ao 5.o ano; alunos do ensino fundamental 2 – 6.o ao 9.o ano; alunos dos ensinos médio e técnico. A modalidade Aberta, como o nome sugere, permite a participação de qualquer pessoa, desde que residente no município de Santa Rita do Sapucaí  ou nascida neste município.

Os premiados do último concurso durante Sessão Solene da Academia de Letras em julho. (Foto: Ériton Queles/Alca).

Os premiados do último concurso durante Sessão Solene da Academia de Letras em julho. (Foto: Ériton Queles/Alca).

Na modalidade “Escolar”, os trabalhos (redações ou poemas) deverão ser manuscritos e encaminhados pelas escolas à Alca com identificação dos alunos e dos professores. Um dos itens que será avaliado pelo júri da Academia é a caligrafia. Já os trabalhos da modalidade “Aberta” deverão ser encaminhados exclusivamente por e-mail. Apenas residentes em Santa Rita do Sapucaí (MG) poderão participar do concurso, exceção que será feita para nascidos na cidade, mas que porventura residam em outros municípios.  “O propósito é fazer deste concurso o nosso concurso, o concurso de nossa terra, com sólida identidade, único e intransferível”, diz o presidente da Alca.

Na última edição do certame, os vencedores ganharam livros além de uma premiação em dinheiro. Em Sessão Solene para entrega dos prêmios, puderam conhecer os acadêmicos e um pouco da história da Academia. “Um dos objetivos do Concurso é justamente apresentar a Alca à comunidade, e principalmente aos mais jovens. É muito bom ver nossas sessões despertando interesse e atraindo pessoas”, defende Evandro Carvalho.

O regulamento do Concurso pode ser acessado na página da Alca no Facebook: www.facebook.com/alcasrs .

O telefone para mais informações é (35) 9.9904-7933.OFERECIMENTO NETSI

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s