Estado seleciona empresas e traz variedade da moda mineira para o Minas Trend

Produtores de várias regiões vão concorrer a prêmio e receberão apoio para exportação

Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), está promovendo a participação de empresários da moda no maior salão de negócios do setor do Brasil.

Uma seleção, aberta a empresas de todo o estado, definiu 14 marcas para expor seus produtos em estandes coletivos no Minas Trend. O evento é realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com apoio da Codemig, e sua 19ª edição ocorre no Expominas Belo Horizonte, de 4 a 7 de outubro.

Foram selecionadas empresas de diversas regiões mineiras, sendo três do setor de bolsas e calçados, quatro de joias e bijuterias e sete da área de vestuário. Além da oportunidade de realizar negócios com compradores de todo o país e do exterior, as marcas irão concorrer ao Prêmio Empresa Tendência, que oferecerá, aos três primeiros colocados, estandes próprios na próxima edição do evento em 2017. 

Perfil das empresas

A maior parte das empresas selecionadas são marcas jovens, com poucos anos de mercado, que se destacaram nos quesitos: originalidade, inovação, valorização da cultura regional, adequação dos produtos ao público a que se destina e capacidade de produção. Algumas marcas trabalham com matérias primas tradicionais do estado, como as pedras naturais. A Artirffi produz semijoias resgatando uma antiga técnica de lapidação, e as bolsas de Rosa Tolenttino são feitas com bordados em cristais.

No estande de acessórios, os compradores terão a chance de conhecer o trabalho de três designers mineiros que fogem ao estilo convencional: Carlos Penna, de Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, que faz peças inusitadas; Filipe Freire, de Contagem, que produz acessórios com correntes, e Vanessa Campolina, de Divinópolis, com bijuterias originais.

Já os produtores de couro apostam em cores e recortes. Foram selecionadas as empresas da capital Borô Atelier, que faz bolsas e carteiras, e a Nuu Shoes, que produz calçados femininos, que priorizam o design e o conforto.

Área de maior demanda no Minas Trend, o setor de vestuário terá sete marcas promovidas pela Codemig. De Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, participam duas empresas de moda feminina: a Alice Brasil, com estilo casual chic, e Karina Lencar, com moda festa.

Alguns representantes vêm de mais longe. Da cidade de Juruaia, no Sudoeste do estado, conhecida como a capital da lingerie, foi selecionada a empresa Dalla Pelle, que produz moda praia e fitness. E vindo da cidade de Porteirinha, na região Norte de Minas Gerais, o Ateliê Daniel Ribeiro vai apresentar peças de alta costura.

As padronagens e estampas exclusivas são o diferencial de duas grifes selecionadas. A marca Blou, de Belo Horizonte, faz roupas de tricô com modelagem e desenhos exclusivos, e a Benedicta, de Barão de Cocais, produz peças femininas com estamparia inspirada nas imagens da Estrada Real. Já as fendas e cortes assimétricos são a marca da grife Tez, de Sabará. 

Prêmio Empresa Tendência

O Prêmio Empresa Tendência é anual e está em sua terceira edição. Resultado de uma parceria entre a Codemig e a Fiemg, ele visa estimular a produção dos pequenos empreendedores de moda do estado.

As empresas participantes dos estandes coletivos da Codemig, que concorrem ao Prêmio Empresa Tendência, serão avaliadas segundo os critérios de: originalidade e design, qualidade de produção e acabamento, profissionalismo, potencial de expansão do negócio, adequação ao público alvo, apresentação e comunicação da marca.

A comissão de avaliação do 3º Prêmio Empresa Tendência será composta por profissionais independentes do setor, entre eles: o estilista Dudu Bertholini e Natália Dornellas, publicitária e jornalista de moda.

A comissão irá percorrer os estandes durante o 19º Minas Trend para avaliar as marcas a partir das peças apresentadas no evento. As três grifes que atingirem as melhores pontuações receberão como prêmio um estande próprio com montagem completa na 20ª edição do Minas Trend, em abril de 2017. 

Projeto Comprador e Imagem Internacional

Os produtores mineiros terão a oportunidade de apresentar suas criações para compradores e jornalistas de diversos países e receberão consultoria para a realização de negócios internacionais.

Seis jornalistas e 14 compradores estrangeiros estarão em Belo Horizonte, na 19ª edição do Minas Trend, para conhecer o melhor da indústria da moda mineira. Eles vêm do Canadá, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Colômbia, França, Argentina, Inglaterra, Holanda e Paraguai e participam do Projeto Comprador e Imagem Internacional.

Os convidados estrangeiros participarão de um seminário sobre as oportunidades de negócio no estado, terão o apoio de intérpretes e acompanharão toda a programação do evento, que é considerado um dos principais do Brasil em lançamentos, reunindo salão de negócios e desfiles de tendências.

O projeto, apoiado pela Codemig, é coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiemg e conta com a parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Associação da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). 

Exporta Minas

As 14 marcas selecionadas para os estandes coletivos da Codemig receberão apoio para realizar negociações internacionais, por meio de consultoria do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). O órgão incorporou recentemente o Exporta Minas, unidade voltada ao comércio exterior. Com isso, o INDI reforçou o apoio a ações de exportação e vai participar diretamente, pela primeira vez, do Minas Trend.

Consultores do órgão estarão no Expominas para colaborar com as empresas selecionadas pela Codemig. Eles irão acompanhar as negociações com clientes do exterior e orientar os produtores mineiros sobre questões como formação de preço e logística de entrega.jm ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s