Centro de Atendimento Especializado de São Lourenço retoma atividades

O Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE) de São Lourenço volta a seu funcionamento normal na próxima segunda-feira(26).

O Centro, que passou aproximadamente 15 dias trabalhando com equipe mínima, priorizando gestantes e crianças de alto risco, deu férias coletivas a grande parte dos profissionais devido a atraso no repasse do incentivo financeiro estadual para custeio de suas ações – referente a 50% do pagamento do primeiro quadrimestre, bem como a 100% dos recursos previstos para o 2º quadrimestre.

Mas no dia 16/9, após pagamento referente ao 2º quadrimestre 2016, feito no dia 13/9, e no dia 14/9, a parcela restante do 1º quadrimestre 2016, pelo Governo do Estado, a equipe multidisciplinar – que conta com ginecologista/obstetra, pediatra, urologista, mastologista, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e nutricionista – retornou ao serviço. Agendamentos médicos já estão sendo realizados para início em 26/09.

O CEAE de São Lourenço oferta, atualmente, atendimento à saúde da mulher e da criança aos 24 municípios que compõem a região de Saúde de São Lourenço, tendo realizado mais de 12 mil atendimentos no ano de 2015. Os principais objetivos deste serviço consistem em contribuir para a redução da mortalidade materna e infantil por meio da atenção integral e especializada à saúde, ofertando atenção integral à saúde da criança de risco, contribuir para a redução das complicações à saúde de gestantes de risco em todo o clico gravídico-puerperal e de recém-nascido de risco e contribuir para a redução da morbimortalidade por câncer de mama e de colo de útero.

Os CEAES

Com o objetivo de garantir a organização da Atenção Especializada de média complexidade e articulação com os demais níveis de atenção à saúde, no dia 21 de outubro de 2015, publicou-se a Resolução SES/MG Nº 4.971, que teve como propósito a regulamentação dos chamados Centros Estaduais de Atenção Especializada (CEAEs), bem como seus processos de supervisão e avaliação. Os CEAE se propõem a ofertar serviços de atenção especializada ambulatorial à saúde, destinados a gestantes e crianças de riscos, mulheres que irão realizar a propedêutica para Câncer de colo de útero e mama, usuários com hipertensão arterial sistêmica, Diabetes Mellitus e doença renal crônica de alto risco.helen ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s