Projeto que fomenta a educação profissional, revela novos talentos e reúne time de experts do segmento chega a sua terceira edição

O SENAI Brasil Fashion chega, em 2016, a sua terceira edição. Patrocinado pelo SENAI CETIQ, o projeto é uma plataforma para o surgimento de novos talentos, mas principalmente uma ferramenta que fomenta a indústria moda e reforça o papel da educação na criação de um mercado mais sólido.

Doze estudantes do Sistema SENAI (Serviço de Aprendizagem Industrial) de diferentes estados de todo Brasil foram selecionados na etapa nacional, após avaliação da banca composta por Rodrigo Costa, do Grupo Santista; João Dalla, do SENAI; Santiago de Padua, da Samba Marketing Ao Vivo, idealizadora do projeto; Jackson de Araujo e Letícia Abraham, do WGSN. Esses alunos vão receber orientação de quatro estilistas, grandes nomes da moda brasileira. Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Lenny Niemeyer, que integra pela primeira vez o time de coaches.

Ao longo de quatro encontros os alunos receberão orientação de seus coaches para desenvolver uma coleção com o tema “Transformação”, que será desfilada em Brasília, em novembro. O primeiro, em Inhotim, Minas Gerais, terá foco especial na importância da pesquisa criativa na criação de moda. Os outros dois serão no Rio de Janeiro, abordando temas como a silhueta, construção dos looks, moda praia e urbana, entre outros. Após os encontros na etapa carioca, os coaches também darão aulas que serão transmitidas para todos os alunos do SENAI no Brasil, ampliando o alcance, já que 11 mil alunos da rede terão acesso ao conteúdo, e reforçando o caráter inovador do projeto de incentivo à educação profissional.

Em novembro, os alunos irão apresentar as coleções que desenvolveram sob as orientações de seus coaches em um desfile que contará com participação de alguns dos principais nomes do mercado de moda, em Brasília.

Sobre o SENAI BRASIL FASHION

Idealizado em 2014 pela Samba Marketing Ao Vivo, o SENAI Brasil Fashion é um evento inovador no país e tem como objetivo principal a educação profissional, além de dar visibilidade para novos talentos. A primeira edição foi realizada em Belo Horizonte, e a segunda, em São Paulo. Ambas patrocinadas pelo SENAI CETIQT.

O projeto seleciona um grupo de alunos do SENAI, que se inscrevem de todo o Brasil, após avaliação de portfólio, desenhos autorais, criatividade e potencial para seguir a carreira de estilista para serem orientados por alguns dos principais nomes da moda nacional. Na última edição, nove estudantes tiveram como coaches os estilistas Alexandre Herchcovitch, Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, que os ajudaram a criar três looks: conceito, prêt-à- porter e streetwear para um grandioso desfile. As criações dos alunos ganharam as passarelas com tops como Isabeli Fontana, Izabel Goulart, Ana Beatriz Barros, Carol Trentini, Laís Ribeiro, Luciana Curtis, Viviane Orth, Cíntia Dicker e Bruna Tenório.

O SENAI Brasil Fashion também teve participação do stylist Daniel Ueda, do consultor de modelagem Wilson Ranieri, do maquiador Henrique Martins, do produtor musical Max Blum e do fotógrafo Weber de Pádua.

Sobre o SENAI CETIQT

A escola de moda SENAI CETIQT atua como principal centro formador de profissionais para o segmento e é um dos mais destacados do mundo, com plantas-piloto completas que reproduzem o ambiente fabril, além da planta-piloto de confecção, de uma rede integrada de laboratórios e de uma área de inovação, estudos e pesquisas com foco em antropometria, comportamento e consumo, cor, design, economia criativa, prospecção tecnológica e mercadológica, além de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

A instituição, reconhecida como pioneira no sistema SENAI, foi a primeira unidade a lançar, em 1997, o ensino de nível superior no sistema com o curso de Engenharia Industrial Têxtil, agregando valor na formação de profissionais para a área têxtil. Em 2001, foi lançado o curso superior de Design de Moda, o primeiro do Brasil nesta categoria. Durante sua trajetória inovadora, o SENAI CETIQT passou a oferecer também outros cursos de nível superior, de pós-graduação e de extensão, além dos cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

Isis Henrique, 19 anos, é moradora de Belo Horizonte, Minas Gerais e uma das 12 finalistas da terceira edição do Senai Brasil Fashion. O contato com a moda começou cedo: ela já trabalhou na produção executiva da última edição do Minas Trend Preview e na empresa júnior de moda da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Mude!. Além de cursar moda no SENAI de BH, Isis também era aluna do curso de Design de Moda da UFM, mas decidiu trancar a faculdade para se dedicar ao projeto do SENAI Brasil Fashion. “Achei que seria uma ótima oportunidade porque o projeto é bem completo. Queria provar pra mim mesma que eu era capaz de participar”, conta.

A estudante conta que o interesse pela área artística e criativa é de família – a mãe é formada em artes visuais. “Costumo dizer que desde criança sonho em ter uma maison, mas na minha adolescência esse sonho se escondeu por trás do ensino tradicional. E finalmente aos 16 anos, quando chegou a hora de decidir o que faria de vestibular, não consegui pensar em nada que gostaria de fazer pro resto da minha vida. Foi quando lembrei desse sonho antigo e me apaixonei de novo por esse mundo ”conta .

Isis acredita que a moda diz muito sobre cada pessoa e por isso, se faz presente na personalidade de cada um. “A moda é expressão. Ela está em todo lugar. Nos simples objetos de casa, em cada forro, nas estampas e tecidos. Tudo é design, tudo é moda”, explica.

Sua coleção foi inspirada no corpo, mente, alma e no equilíbrio entre eles, pois esse é um importante processo de transformação. “Meu projeto abrange o budismo e meditação também. Eu me vi em um processo de transformação em paralelo ao projeto. Mas depois das minhas orientações, eu estou mudando o tema, muitas coisas vão ser alteradas ainda”.

Sobre suas expectativas em relação ao desafio do projeto, Isis conta que espera aprender sobre o mercado da moda na prática e também a ter mais autoconfiança.OFERECIMENTO NETSI

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