CORPO DE BOMBEIROS INAUGURA UNIDADE CONTAGEM DA ACADEMIA DE BOMBEIROS MILITAR

Formação com Excelência – Inauguradas novas instalações da Academia de Bombeiros Militar

Foram inauguradas, na última quarta-feira(31), em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, as novas instalações da Academia de Bombeiros Militar (ABM). O novo espaço com 16 salas de aula promove um incremento de mais de 200% na capacidade de formação da corporação mineira e oferece melhores condições para a capacitação do profissional bombeiro militar.1

“É a realização do sonho de todos os bombeiros, termos nossa própria academia onde conseguiremos formar com excelência os nossos militares”, comemora o comandante-geral, Coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira. Para o comandante da ABM, Coronel Erlon Dias, a inauguração representa um marco. “ Este é o início de uma nova difusão de técnicas das atividades bombeiro militar, bem como da construção de novas tendências para os futuros integrantes da corporação”, avalia.

Inaugurada em 2011, a ABM representou um grande avanço no Sistema de Ensino do CBMMG. O complexo é responsável pela coordenação, controle, execução e supervisão técnica das atividades de formação e aperfeiçoamento dos bombeiros em Minas Gerais. A ABM funciona em duas Unidades: uma no bairro funcionários – que abriga o Curso de Formação de Oficiais – e outra no bairro Benevis, em Contagem, e cujas instalações foram inauguradas. A obra iniciada em 2014, recebeu investimentos da ordem de R$ 10 milhões, além de R$ 2 milhões usados na aquisição de materiais e equipamentos. Além de novas salas, o espaço conta com uma completa infraestrutura com laboratórios de informática, vestiários, consultórios, biblioteca, refeitórios e cantina. O prédio dispõe ainda de sistema de aquecimento solar, instalações de ar condicionado, cabeamento estruturado, além de acessibilidade para cadeirantes.

Participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Marco Antônio Bianchini; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Helbert Figueiró; o secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Menezes; o chefe do Estado-Maior do CBMMG, Coronel Hélder Ângelo; dentre outras autoridades.

A solenidade marcou também a comemoração dos 105 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, fundado em 31 de agosto de 1911. Durante o evento, 97 bombeiros militares foram agraciados com a Medalha do Mérito Profissional, uma homenagem aos que mais se desatacaram em suas atividades.

Solenidade reuniu autoridades de BH e Contagem

Solenidade reuniu autoridades de BH e Contagem

A ABM

A implantação de uma academia própria garantiu mais qualidade e eficiência ao ensino no Corpo de Bombeiros uma vez que antes de sua fundação, a formação dos oficiais era realizada pela Academia de Polícia Militar. Em 2012, a ABM obteve autorização do Conselho Estadual de Educação para funcionar como instituição de nível superior.

Quatro anos depois, o centro de formação comemora mais duas conquistas com o reconhecimento pelo Conselho Estadual de Educação ,do Curso de Formação de Oficiais como bacharelado em Ciências Militares – Prevenção e Gestão de Catástrofe e do Curso de Habilitação de Oficiais como Tecnólogo em Segurança Pública – Gestão e Gerenciamento de Catástrofes. “Hoje é uma página de destaque na história da corporação. Temos o devido espaço para desenvolver o melhor produto acadêmico, as melhores doutrinas e a prática de profissionais que servirão à sociedade”, finaliza o diretor de Assuntos Institucionais, Coronel Edgard Estevo.

Atualmente, os dois complexos abrigam 265 alunos, 13 deles, na modalidade Ensino a Distância. Com as novas instalações passará abrigar 812 alunos em seus dois complexos.

ABM: Dezesseis salas de aula garantem mais conforto e infraestrutura para as instruções

ABM: Dezesseis salas de aula garantem mais conforto e infraestrutura para as instruções

A Medalha

Criada pelo Decreto 43.194/03, a Medalha do Mérito Profissional destina-se a homenagear atos de bravura e ações meritórias ou relevantes serviços prestados por Bombeiros Militares da ativa, reserva ou reformados.

Em seu pronunciamento, o Tenente Coronel Lafalce – representando os 97 militares agraciados, relembrou a missão destinada aos bombeiros. “Como forma de agradecer quero relembrar o nosso lema: Não trepidar, sobranceiros. Nem mesmo em face da morte. Esse é o nosso lema sagrado e forte, não podemos esquecer jamais dessa missão”, destacou. Para finalizar o evento a banda de música do Corpo de Bombeiros Militar tocou a canção que é símbolo e retrata o espírito cívico e altaneiro dos soldados de fogo.

Medalha homenageou 97 bombeiros

Medalha homenageou 97 bombeiros

Fotos: Júlio Fotógrafobradesco ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s