CENTENÁRIO DA DIOCESE DE GUAXUPÉ É COMEMORADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

DEPUTADO ARANTES PRESIDE REUNIÃO ESPECIAL COM A PRESENÇA DE DOM LANZA NETO

A pedido do deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) foi realizada nesta quinta-feira (11/08/16), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), uma reunião especial para comemorar os cem anos de criação da Diocese de Guaxupé. O evento contou com a presença do bispo Dom José Lanza Neto, o coordenador diocesano pastoral, padre Henrique Neveston, várias autoridades eclesiásticas e convidados. Representando a Diocese de Luz, compareceu o padre Almerindo Silveira Barbosa, pároco da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Arcos.

De Guaxupé, participaram o secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Marcos Buled, que representou o prefeito Jarbas Correia Filho, o Jarbinhas; o vice-presidente da Câmara Municipal, Miguel Stamponi, e os vereadores Durvalino Gôngora e Luzia Angelini Silva.

De Cabo Verde, vieram o prefeito Emanuel Brito, e de Itaú de Minas o vice-prefeito Nísio Antônio de Lima e o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Antônio Carlos Goulart.

O deputado Arantes saudou o centenário: “como católico, fiel e praticante me sinto honrado por presidir essa homenagem à Diocese de Guaxupé, que é uma das mais importantes de Minas e do Brasil. Com 120 padres, é responsável pelo atendimento religioso a quase 1 milhão de pessoas, em suas 87 paróquias. É realmente uma bênção para o nosso Estado”, enfatizou.1

O bispo Dom José Lanza Neto saudou o deputado Arantes como um “homem de fé”, agradeceu a homenagem, a participação dos fiéis na edificação da Diocese, e o reconhecimento da Assembleia Legislativa. O bispo falou sobre a dedicação missionária da Diocese. “Temos uma Igreja atual, samaritana, dedicada a cuidar dos mais frágeis e dos mais fracos. Celebrar o centenário é ter consciência de tudo que Deus nos confiou. É reviver a perseverança na luta para propagar o Evangelho”, afirmou.

A cerimônia foi organizada pelos padres Sandro e Henrique, pelo seminarista Sérgio e por Alexandre Calixto, sendo transmitida ao vivo pela Rádio da Família, que pertence à Diocese. A homenagem contou ainda com uma presença muito especial, a do Coral Pequenos Cantores, da cidade de Cássia, formado por 40 jovens com idades entre 10 e 18 anos sob a regência do maestro Humberto Patrick Pampanini França e direção de Messias Donizete Faleiros.

Como inspiração para as comemorações do centenário, a Diocese de Guaxupé escolheu o lema: “Lançando redes, gerando comunidades”. O símbolo escolhido para as comemorações, a Catedral de Guaxupé, exalta a unidade e a fé de todos os fiéis.

A HISTÓRIA DA DIOCESE

Em novembro de 1913, o bispo da Diocese de Pouso Alegre, Dom Antônio de Assis, decidiu mudar sua residência episcopal da sede diocesana para Guaxupé. Três anos depois, no dia 3 de fevereiro de 1916, por decreto do papa Bento XV e em conformidade com o pedido do bispo, é erigida a Diocese de Guaxupé, separando-se integralmente do território da Diocese de Pouso Alegre.

Nomeado como primeiro bispo da diocese, Dom Assis tomou posse em maio do mesmo ano, trabalhando pelo estabelecimento das instituições diocesanas, como a Cúria Diocesana e paróquias. Pioneiro, regeu a diocese entre os anos de 1916 e 1919.

Após este período, governaram diversos bispos, sendo que, no dia 13 de junho de 2007, o papa Bento XVI nomeou Dom José Lanza Neto como novo bispo de Guaxupé, tomando posse no dia 22 de julho de 2007 na Catedral Nossa Senhora das Dores, na cidade.

Texto e fotos: JC Junotodonto ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s