Noite memorável marca lançamento do Concurso Literário Edméa Carvalho

Uma noite memorável marcou a lançamento do Concurso Literário Edméa Carvalho 2016. A Sessão Solene da Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, a primeira de 2016, teve a presença do escritor Carlos Romero Carneiro – convidado especialmente para a Sessão – e premiou os vencedores da segunda edição do Concurso, a maioria deles crianças e adolescentes. Os jovens escritores, os acadêmicos presentes e as famílias que lá estiveram, fizeram da noite do dia 27 de julho um tanto especial, com o quê de emoção que o encontro de gerações suscita. 

A cerimônia foi conduzida pelo acadêmico Evandro Carvalho, que ocupa atualmente a presidência da Alca. O Concurso Literário da Academia homenageia uma das fundadoras da Alca, a escritora e professora Edméa Sodré Azevedo Carvalho, lembrada em vários momentos na Sessão. O presidente abriu os trabalhos da noite fazendo um discurso que seguiu uma linha em defesa da cultura no país. “Por muito pouco ficamos sem o Ministério da Cultura e é muito comum em cidades menores, não menores apenas no sentido geográfico ou demográfico, que a cultura seja relativizada em outras secretarias como as da educação, do turismo, do esporte, etc. Este quadro precisa ser alterado”.  Ele lembrou também da importância de pessoas como Edméa Carvalho para as artes de Santa Rita do Sapucaí (MG) e do quanto é importante despertar a leitura nas crianças para que elas acessem o conhecimento. “Esta Casa, que caminha para seus 31 anos, nasceu do ideário da Sra. Edméa e ela não tem outra função senão a de apoiar as atividades artísticas/culturais desta cidade. Seguramente ela está feliz onde estiver vendo a Alca estimulando a leitura especialmente nas crianças”. 

A terceira edição do Concurso Literário Edméa Carvalho foi brevemente apresentada na Sessão, o regulamento com todos os detalhes do certame será divulgado na próxima semana. Aberto oficialmente neste dia 27, os trabalhos poderão ser remetidos até 30 de novembro deste ano. É exclusivo para residentes em Santa Rita do Sapucaí, mas aberto para santa-ritenses que residam em outras cidades. A categoria “Aberto” é destinada ao público adulto e os trabalhos só poderão ser enviados por e-mail. Já a principal categoria, “Escolar”, abrange os alunos das redes pública e particular de Santa Rita. Poesias e redações devem ser manuscritas e recolhidas pelas próprias escolas que posteriormente as encaminharão para Alca. 

Os vencedores da segunda edição do Concurso Literário Edméa Carvalho (Foto: Eriton Queles/ Alca).

Os vencedores da segunda edição do Concurso Literário Edméa Carvalho (Foto: Eriton Queles/ Alca).

Os vencedores do último Concurso receberam valores em dinheiro, diplomas e livros. Os acadêmicos Otto Carlos Kielblock, Caio Nelson Vono de Azevedo e Yago Euzébio Bueno de Paiva Junho gentilmente cederam alguns exemplares de suas obras o “Buda de Gesso”, “O Ragtime e os Caminhos do jazz” e “Sociologia Pau Brasil”, respectivamente. Além disso, os jovens poetas e escritores ganharam livros de Monteiro Lobato, nos mais variados títulos, oferecidos pela família de Edméa Carvalho. A premiação em dinheiro, oferecida também pela família da fundadora da Alca, distribuiu valores para os primeiros e segundos colocados de cada categoria. Um a um foram anunciados os vencedores do Concurso, que receberam dos próprios acadêmicos os respectivos prêmios.

O escritor Carlos Romero Carneiro (Foto: Eriton Queles/ Alca).

O escritor Carlos Romero Carneiro (Foto: Eriton Queles/ Alca).

O convidado especial Carlos Romero Carneiro e a bisneta de Edméa Carvalho, a menina Maria Clara, também participaram da cerimônia de premiação.  O acadêmico Ramón Villar Paisal se emocionou no momento da entrega do prêmio e pediu para estudante Daniele Caroline de Souza, a quem premiou, que jamais parasse de escrever. A lista completa dos premiados pode ser acessada na página da Alca no Facebook: www.facebook.com/alcasrs . 

O escritor Carlos Romero apresentou na Sessão seu mais recente livro, o “Almanaque Cultural Santa-ritense Volume 2”. Ele contou que o livro é a continuação da coletânea de matérias que ele produziu para o jornal “Empório de Notícias”. Além destes livros, Romero escreveu ano passado um livro que conta a história do Vale da Eletrônica. Ele pretende publicar ainda este ano um outro livro, desta vez um romance e totalmente ficcional. Aproveitando a presença de muitas crianças que estavam no Auditório Aureliano Chaves, ele falou de como começou a escrever e da maneira como surgiu o Empório de Notícias. “Ao ver aquelas crianças interessadas por literatura, rodou um filme na minha cabeça. Lembrei de como tudo começou… Minha carreira como escriba nasceu junto com o interesse pela história da comunidade. A convergência destes dois elementos foi fundamental para o surgimento de um primitivo jornalzinho que espalhávamos pela escola, à minha curta passagem por um jornal local e pelos documentos que coleciono desde a infância. Tal combinação, ditou os rumos do Empório de Notícias. Um veículo de posicionamento cultural”, relatou no site do jornal no dia seguinte ao evento.

Ao final da Sessão Solene, o presidente Evandro Carvalho franqueou a palavra à plateia. Alguns acadêmicos e demais presentes se manifestaram. O acadêmico Ronaldo Carvalho, filho de Edméa Carvalho, lembrou de como a escritora e professora tinha facilidade de escrever e falou sobre a alegria de participar de uma cerimônia em homenagem a ela, pautada pelo estímulo da leitura para crianças. 

A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí celebra em fevereiro de 2017 o Centenário de Edméa Carvalho. lucelia ofere

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s