Estão abertas as inscrições para as primeiras turmas do programa Capacita Suas

Aulas terão início em agosto, em oito polos de capacitação. Inscrições devem ser feitas no site da Sedese

As inscrições para os cursos de Gestão Orçamentária e Financeira e Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do Suas, com data de início no mês de agosto, já estão abertas. As aulas iniciam em agosto nos seguintes os polos de capacitação: Paracatu, Varginha, Araçuaí, Patos de Minas, Poços de Caldas, Almenara, Passos e Ituiutaba. Os profissionais indicados para participar deverão se inscrever no site da Sedese.

De acordo com a Resolução 555 do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-MG), cada município tem direito a duas vagas em cada curso, mesmo número destinado aos servidores das 20 Diretorias Regionais da Sedese. Também foram disponibilizadas vagas para os conselheiros estaduais.

A Sedese custeará hospedagem, com quatro diárias e quatro refeições (café da manhã, almoço, lanche e jantar), para os participantes dos municípios distantes mais de 70 quilômetros dos polos de capacitação, e duas refeições (almoço e lanche) para os participantes dos municípios distantes menos de 70 quilômetros dos polos de capacitação. Além disso, toda parte pedagógica está sendo coordenada pela Sedese.

O cronograma, o material pedagógico, a relação dos polos de capacitação e respectivos municípios, a lista de municípios contemplados com hospedagem podem ser acessados em http://social.mg.gov.br/component/gmg/page/3440-curso_capacita_suas.

Ao todo, são 21 polos de capacitação, distribuídos estrategicamente pelo estado, com formação de 90 turmas e 3.496 vagas.  Os cursos são presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração cada um, e estão divididos em duas fases. A primeira acontece no segundo semestre de 2016.

A segunda fase será em 2017 e 2018, com os cursos Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas, Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas e Atualização sobre Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial.

Neste primeiro momento, os cursos serão executados até dezembro pelo Centro Universitário Sul de Minas (Unis-MG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (Campus Muzambinho), instituições vencedoras de licitação, realizada em março deste ano. 

Capacita Suas

O Capacita Suas é um programa federal, com conteúdos nacionais, que em Minas Gerais foi ajustado à realidade e às especificidades dos municípios e do estado.

“A questão da gestão financeira, por exemplo, é um conteúdo nacional ajustado às especificidades mineiras. Minas é um dos poucos estados que autorizam a utilização de recursos públicos, por parte da prefeitura, no custeio e investimento. O conteúdo elaborado pela Sedese e presente nesse curso traduz a linguagem orçamentária nos serviços da Assistência Social”, explica a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque.

“Já o tema da Proteção Social Básica se justifica pelo seu caráter preventivo. Os dois cursos, então, configuram duas prioridades do Governo estadual: melhorar a gestão financeira e ter ações que, de fato, façam a prevenção na Assistência Social em Minas Gerais”, diz ainda a subsecretária.

O Capacita Suas integra o Eixo 2 – Capacitação Continuada – do Programa Qualifica Suas. Lançado em 7 de agosto de 2015, o programa é composto por outros três eixos: Eixo 1 – Plano de Apoio Técnico para Indução Orientada dos Gastos e Aprimoramento da Gestão do Suas; Eixo 3 –Criação do Núcleo de Educação Permanente do Suas de Minas Gerais; e Eixo 4 – Plano de Supervisão Técnica aos Trabalhadores do Suas.

O Programa Qualifica Suas tem a parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Fundação João Pinheiro (FJP).luciano ofere

Esse post foi publicado em Noticias de Minas Gerais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s