ELEIÇÕES 2012 – A HORA ESTÁ CHEGANDO

Daqui há quatro dias, estaremos todos indo às urnas para elegermos nossos vereadores e prefeitos que irão administrar nossas cidades a partir de janeiro/2013 a dezembro/2016.
Para não nos arrependermos depois, devemos analisar cada um dos candidatos e darmos nosso voto com a consciência tranquila, sem aquela culpa de termos votado apenas por ser amigo da pessoa e não pelo seu valor como cidadão ou como profissional.
 O alerta aos eleitores sobre a importância de se votar em candidatos “Ficha Limpa” é um dever de todos, especialmente das entidades e organizações que têm responsabilidade com a construção de uma sociedade justa, solidária e fraterna. 

É oportuno, portanto, recordar que “a recuperação da política passa pela moralização dos políticos como verdadeiros ‘homens de Estado’ e não ‘negociantes do poder’, enredados em jogadas pessoais. Isso exige romper os laços entre politica e negócios privados”.

E nós saberemos escolher os melhores administradores de nossa cidade ou vamos continuar repetindo burramente que “político é tudo igual”?

Será que nossa ficha já caiu? Se todos são iguais e continuam políticos, a culpa é mesmo de quem? Deles, com suas promessas, ou nossa que acreditamos neles e nelas quando poderíamos, perfeitamente, antes de sufragar seus nomes na urna, saber quem são e quanta competência tem para nos pedir votos? Eleição municipal é tão importante como eleição presidencial.

Não é o governador, o deputado federal, o secretário estadual e nem o deputado estadual que irão mandar consertar nossas ruas, calçá-las, cuidar da saúde de nosso povo.

Podem crer: é a administração municipal que chega primeiro numa catástrofe para ajudar as vítimas e fazer os levantamentos da tragédia. Quem se responsabiliza pelo nosso conforto diário (ou desconforto) é o prefeito que iremos escolher e seus avalistas que fazem as leis que irão consolidar os nossos anseios. Precisamos aprender a separar o discurso demagógico, muitas vezes sedutor, mas sempre irreal e irresponsável. Candidato não disputa concurso de beleza e nem é para ser convidado a participar de nossa intimidade. A “beleza” de um postulante a cargo público deveria ser medida das sobrancelhas para cima. A sedução de um político não pode estar nos seus gestos nem na sua maquiagem na rádio, mas no seu programa de governo que, uma vez apresentado, será a nossa motivação para votar nele. Mas não basta somente um programa de gestão, se não for cobrado periodicamente por aqueles outros candidatos que nos representarão na Câmara de Vereadores. Prefeituras e Câmaras de Vereadores são os rostos das cidades e também, acima de tudo, o nosso rosto. Cada cidade tem o governo que merece. E a culpa, quando houver, será de todos nós eleitores, pelo voto mal posto (agora digitado) na urna.

Lembrem-se: 

Voto não tem preço, tem consequência.

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Informativo da Prefeitura Municipal. Bookmark o link permanente.

6 respostas para ELEIÇÕES 2012 – A HORA ESTÁ CHEGANDO

  1. Lúcio Costa disse:

    Temos 05 candidatos a vereadores que estão disputando à reeleição, nada contra eles, mas neste mandato no qual estão finalizando, todos sem exceção foram muito omissos em muitas coisas que nossa prefeitura fez, na pessoa do prefeito é claro!! Não tem como deixá-los de culpá-los de certas coisas que são imprescindíveis e de total autonomia do vereador… que é fiscalizar…e isso não teve, fingiram que não eram com eles!! Portanto, já escolhi um candidato novo e estou trabalhando por ele, e confio muita na capacidade dele e no seu caráter para cumprir bem seu mandato.

  2. Helena disse:

    Temos que pensar muito mesmo em quem votar, o progresso da cidade fica comprometido se colocarmos pessoas que não vão representar o povo com responsabilidade e acima de tudo com dignidade. Ontem fiquei indignada, próximo a Marmoraria Santa Rita na avenida da coca, uma casa de esquina amarela, recém pintada, foi pichada com o nº de um candidato. Hoje pela manhã passei novamente, aliás é meu caminho, a casa continua pichada. Fica uma pergunta candidatos que permitem que isto seja feito, o que fará na câmara?
    Outra coisa, tenho ouvido muito falar em protesto, vou votar em “fulano” para protestar, está ruim mesmo, vamos votar em “sicrano”. Se quer protestar mesmo faça o seguinte anule seu voto, tendo 50% + 1 votos nulos, a política terá uma reviravolta, mas votar mal para protestar me perdõem – é burrice. O povo é quem sofre, continuaremos a não ter: saúde de qualidade, segurança de qualidade, escola de qualidade, infraestrutura de qualidade.
    Votar é algo muito sério. Colocar representantes do povo que não possuem o mínimo de competência é o mesmo que dar um tiro no pé. Vamos pensar um pouco mais e fazer valer a voz do povo por uma cidade onde consigamos progredir, afinal temos filhos e não queremos que nosso filhos vivam sem o mínimo de dignidade, porque é assim que estaremos se não votarmos em pessoas que realmente lutem por nós. Deixo aqui meu protesto!

  3. MEL disse:

    Escolher alguém ou alguma coisa sempre é difícil, não ter quem escolher é pior ainda, exemplo dos candidatos a prefeito, são 2 , um ,não conheço a vida dele e nem sei se é competente para ocupar cargo, o outro já conheço muito bem e não sei se votaria nele , acabei de ler uma matéria aqui no vale que foi rejeitado a conta do sr. Jefferson de 2003, ai eu pergunto como escolher alguém ? para vereador temos um numero razoável de candidatos capacitados para cargo basta escolher os melhores e deixarem de ” vote do tiririca pior que ta não fica”, fica sim e nós somos prova disso.

  4. Helena disse:

    Giácomo, parabéns, o Vale Independente está sendo mais lido que o Estadão (rs).
    Hoje pela manhã, passei pela rua onde “tinha” uma pixhação na parede. Para nossa felicidade a parede foi restaurada.
    Sinceramente depois desta, o candidato deveria pegar o banquinho e sair de mansinho. Além da ficha limpa, precisamos também da cidade limpa, o que tem de planfletos jogado pela chão é brincadeira.

  5. pedro fã disse:

    eu voto Teresa Andressa com orgulho a Sra foi estratégica no meio de tantas promessa ela lançou uma carta onde podemos e temos o direito de cobrar é a única de palavra e pos para refletir e nas proxímas eleições podemos falar para os candidatos se eles tem proposta que vai no cartório e registre e votem para ganhar meu voto parabéns Teresa Andressa somos jeffinho e 15.555 Teresa Andressa na cabeça disso não se esqueça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s