Dia 15 de julho dia do Homem

Pode ser surpreendente, mas, sim, existe o Dia do Homem, que no Brasil é comemorado em 15 de julho. Já em outros países, a data é celebrada em 19 de Novembro, criada em 1999 pelo  Dr. Jerome Teelucksingh em Trinidad e Tobago. 

Logo a data recebeu o amplo apoio da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), e de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, da Europa, da África e da Ásia. Há relatos de que este dia já havia sido sugerido por Mihkail Gorbatchev, ex-presidente da extinta União Soviética. Gorbatchev teria defendido a ideia que o Dia do Homem fosse celebrado no primeiro sábado de novembro.

A data foi criada com o objetivo de promover a saúde dos homens, promover a igualdade entre os gêneros e salientar as contribuições do homem perante a sociedade  família, e em outras áreas do conhecimento.

No Brasil não se sabe bem o porquê de 15 de julho ser o Dia do Homem. Alguns afirmam que teria sido pelo fato de o homem ter chegado à lua no mês de julho. Na cidade de São Paulo, para comemorar o Dia do Homem, a Sociedade Brasileira de Urologia promove um mutirão de saúde do homem na Avenida Paulista. Já existe uma certa mobilização de algumas empresas para que a data vire comercial. Nos últimos anos, algumas campanhas para a venda de produtos voltados ao público masculino foram lançadas e cada vez mais esta data vem sendo explorada pelo comércio.

Todos sabemos que ambos os sexos têm igualdade de direitos perante a sociedade, mas em Angola, algo no mínimo curioso acontece. Existe uma tradição no país que diz que toda sexta-feira é Dia do Homem. Segundo os costumes locais, os homens angolanos estariam livres para fazer o que quiserem neste dia, podendo deixar suas respectivas esposas ou namoradas em casa e ir para onde desejarem, sem dar satisfação, com direito inclusive de sair com outras mulheres. Tudo com a permissão de suas mulheres, pois elas acreditam que seus parceiros estariam  exercendo seus “direitos”.

Esse post foi publicado em Cidade. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dia 15 de julho dia do Homem

  1. Maurício de Souza disse:

    Que o dia do homem sirva não só para campanhas sobre a saúde masculina nem só para relembrar ao masculino sua contribuição na ciência, cultura e esportes. Mas que sirva também para uma consciência de que ser homem é ser responsável para com sua casa seus filhos esposa. Que ser homem é ser antes de tudo ciente de que, como representante da espécie humana, é preciso
    zelar pela vida em seus aspectos mais minimos, ter um compromisso com a sociedade onde vive.
    Quem é homem, parabêns pelo dia, para quem ainda não é, aguardem o dia das crianças.

  2. Marco Túlio disse:

    Aqui no Brasil nós homens achamos que na sexta feira temos o direito de tomar nossa cervejinha, afinal ninguém é de ferro.!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s