Homenagem a uma grande mulher…Marina de Castro Barbosa

Em Santa Rita do Sapucaí, em agosto de 2.005, a  Câmara Municipal aprovou por unanimidade a realização de uma homenagem à extensionista da Emater-MG Marina de Castro Barbosa. A reunião aconteceu dia 2 de agosto e, na ocasião, a vereadora Marlene Dias Carneiro destacou a importância do 2º Festival Delícias do Café, ocorrido dia 29 de julho e no qual dezenas de cidades participaram com receitas de doces e salgados feitos com café.

De acordo com ofício da Câmara, o evento, organizado pela Emater-MG, tem seu ponto alto na pessoa de Marina de Castro Barbosa que, durante meses, elabora a programação do festival e o torna sensacional. “Honra ao mérito a esta grande mulher que se dedica de corpo e alma a tudo o que faz para alcançar a perfeição”, ressaltou a vereadora.

MARINA DE CASTRO há muitos anos está presente de maneira expressiva em diversos arranjos produtivos, oferecendo capacitação e assistência técnica aos agricultores familiares de nossa querida Santa Rita do Sapucaí, desenvolvendo seu trabalho intenso, ao mesmo tempo quase que anônimo, mas  com muito carinho, dedicação e exímio.

Estaremos em breve realizando uma entrevista com a mesma, para sabermos de seus últimos trabalhos em prol de nossa população.

Sobre Giácomo Costanti

Email: contato@valeindependente.com.br
Esse post foi publicado em Geral. Bookmark o link permanente.

67 respostas para Homenagem a uma grande mulher…Marina de Castro Barbosa

  1. Luiz Alberto disse:

    Eu sou testemunho do profissionalismo e paixão que Marina dedica em seus trabalhos. Parabens pelo seu talento.

  2. Evaristo disse:

    essa é mesmo uma grande mulher tudo que faz, faz bem feito e com muito amor e carinho

  3. Breno de Oliveira Costa disse:

    Eu já estive em um Evento com ela da Emater, ela realmente é uma ótima pessoa/profissional. Santa Rita precisa de pessoas como ela. Sou sobrinho da Mariinha Costa, ela também mandou lhe dar os parabéns!
    Parabéns Marina. abrs

  4. Renata disse:

    “Realmente uma grannde mulher,faz tudo com muita dedicaçao”
    Merece toda melhor homenagem,que Deus abençoe sempre seu caminhar e sua vida…
    Amoo voce!!!

  5. Sara Ange disse:

    Quero com estas palavras deixar uma pequena homenagem a uma grande mulher, Marina de Catro Barbosa. Vim de outra cidade, e tive a honra conhece – la, uma mulher Inteligente, astuta, dedicada, ótima profissional, e que possui uma dignidade inabalável, que a caracteriza como responsável e competente…Lutadora e guerreira, agindo sempre com pulso forte de uma gigante, apaixonada pelo que faz, e extremamente fiel aos seus princípios. Sempre com muito temor a DEUS.. Pude acompanhar seu trabalho de perto no Circuito da Cafeicultura – realizado na escola Tecnica de Eletronica, e os que nao tive a honra de ir, acompanhei por fotos e pelos destaques que teve em jornais, e na midia em geral.. Parabéns, pelo excelente trabalho, e principalmente ao Giacomo, por esta homenagem.. e sucesso sempre ! Que Deus continue abençoando sua vida !

  6. Quero parabenizar primeira mente ao Giácomo, que reconheceu e honrou esta nobre mulher. Falar da Marina da Emater é fácil mesmo sendo minha mãe, não precisando usar de demagogia para elogia-la e reconhece-la como uma das mais nobres e responsáveis mulher da cidade de Santa Rita do Sapucaí.
    Ela tem honrado levando em sua trajetória o nome da mulher santarritense, exaltando o nome das mulheres de Santa Rita em todos os setores e classes sociais, sendo reconhecida não só pelo governador do estado mas também de seu líder profissional maior, presidente da EMATER, como uma mulher modelo a ser copiada por todos profissionais da empresa.
    Vencedora, sempre tratando todas as classes sociais como respeito e profissionalismo, mostrando a postura de uma mulher sábia, que ama os produtores rurais e os trata como governadores, saindo às vezes 06:00 da manhã para dividir e trocar experiências desta classe as vezes esquecidas pela nossa sociedade, mesmo sendo de tão grande importância.
    Hoje vejo produtores rurais pequenos, médios e grandes terem seus produtos apresentados e principalmente comercializados, da Praça de Santa Rita do Sapucaí aos gabinetes das autoridades do estado.
    Resumindo, parabéns para você mãe e por esta coluna de grande veracidade!!!

    Eng. e Pr. Flávio

  7. Gilmar Oliveira Ribeiro disse:

    Parabéns minha “amiga” e colega de trabalho Marina! Os elogios são merecidíssimos!!!! Grande abraço!!!!! Gilmar

  8. ISABELA disse:

    Uma grande mulher, sem duvidas…
    Uma mulher a quem DEUS confiou esse bonito dom, de contagiar a todos a sua volta com uma luz unica de amor, de justiça, ensinamento, carinho, dedicaçao e humildade.
    Falo por mim e por toda minha familia, que somos moradores da zona rural a quem MARINA com eterno carinho e paciencia sempre foi nosso ponto de apoio, em todos os momentos.
    Leva sempre seu conhecimento a todos, sem distinçao. Tem nos ajudado constantemente a melhorar nossa qualidade de vida e a minha vida em especial…
    MARINA merecedora dessa homenagem e de muitas outras. E sei que as recebe com humildade pois reconhece que tudo vem do pai. Obrigada por fazer a diferença em nossas vidas e principalmente por ser tao especial..
    De quem muito te admira e ama, da amiga e filha do coraçao
    ISABELA
    >Giácomo Costanti, parabens pela homenagem…
    Que a cidade saiba reconhecer as pessoas que fazem a diferença em nossa sociedade!

  9. a.edwiges disse:

    ,MARINA PESSOA HONESTA ,ASSIDUA,E FAZ COM AMOR TUDO QUE FAZ.ELA SE SUPERA A CADA EVENTO , A CADA TRABALHO DESENVOLVIDO..EU TENHO O PRIVILÉGIO DE CONVIVER COM ELA NO DIA A DIA,PRESENCIANDO TODO SEU TRABALHO.PARABENS, MARINA DA EMATER SÓ EXISTE UMA.

    • a.edwiges disse:

      PARA AS PESSOAS QUE PRESTIGIAM A FAITEC ,OS ALUNOS QUE CONSEGUIRAM ENTRAR PRA FAITEC EM SEGUNDO LUGAR TEVE A ASSISTENCIA DE MARINA DA EMATER, É ISSO AI MARINA .PARABENS MAIS UMA VEZ, PELO SEU TRABALHO.

  10. Ieda Maria disse:

    Minha querida amiga
    Que bom falar de voce.
    Sabe, amigos encontra-se, descobrem-se e amadurecem juntos. Eu tive a honra e o privilégio de ter voce como minha AMIGA.
    O amor é o mais perfeito de todos os artesanatos e se constroe com paciencia, empenho e admiração.
    Olhando todo esse tempo de convivência cheguei a conclusão que todas as qualidades que vi e ainda vejo em voce refletem sua FÉ em Jesus Cristo.
    Jesus convidou, não obrigou.
    Pediu para entrar, não invadiu.
    Esse respeito me fascina.
    E todo o resto vem por consequencia:
    Sua alegria, sua dedicação, sua capacidade de superação, seu amor ao próximo, seu otimismo e sua fé.
    Sou encantada com o respeito que você dedica a todos.
    Por isso é tão amada.
    Obrigada, beijos
    Ieda (Pouso do Campo)

  11. Marina de Castro Barbosa disse:

    Fiquei muito emocionada e honrada com esta homenagem por dois motivos:
    – Pelo dever cumprido;
    – Pelo reconhecmeto através do Blog Vale Indepedente por saber que é um veículo de comunicação que tem como prioridade ser imparcial.

  12. Vitória Dias Soares disse:

    Marina , gostaria que você só encontrasse flores em seu caminho.. porque você é uma pessoa muito especial , como amiga e profissionalmente! Me orgulho de ter uma amiga e irmã de coração guerreira e lutadora como você! Te amo muito!

  13. Aline Oliveira Guidis disse:

    Querida Marina,
    adorei o blog e fiquei muito feliz com esta homenagem, assim como fico todas as vezes que leio notícias do seu trabalho no jornal de Santa Rita do Sapucaí e da região. A Marina é uma pessoa maravilhosa e com um enorme coração, uma amiga sempre disposta a ajudar e uma pessoa que prima pela perfeição e harmonia. De extremo bom gosto e antenada com a moda sempre socorre as amigas que precisam de ajuda. Ah, os eventos da Emater sem o toque da Marina não têm o mesmo charme, pois esta danadinha sabe como combinar tudo e fazer o simples ficar chique.
    Marina quero te agradecer por tudo, todos os conselhos de amiga, convites para eventos e cursos dados às produtoras de outros municípios como as de Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas, a quem você atende tão prontamente e com tanto carinho nas feiras, exposições, feirão folclórico, Circuito do café, curso de artesanato, curso de pão de mel. Minha querida amiga, muito obrigada por tudo e que Deus continue a te abençoar com tantas graças e trabalhos desafiantes. Abraços, te admiro e gosto muito. Conte sempre comigo!

  14. Aline Oliveira Guidis disse:

    Olá Marina,

    Que merecida esta homenagem! Parabéns ao Giácomo pela iniciativa.
    Tudo que foi falado de você é a mais pura verdade, falar do seu profissionalismo, bom gosto, é chover no molhado. Na minha opinião, é muito fácil entender o porquê de tanto sucesso, é porque ama o que faz, e quando se ama o que faz, o resultado só pode ser este.
    Te agradeço muito por tudo que já fez por mim, temos uma história juntas, uma história de 11 anos de muita amizade, companheirismo, cumplicidade. Muitíssimo obrigada e que Deus continue te abençoando e nos dando o privilégio de conviver com você.

    Sua amiga, colega, coordenadora e fã
    Grande beijo
    Aloísia

  15. Fernanda Carneiro disse:

    O unico lugar que o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário!! Não é atoa que a Marina alcançou o sucesso! Resultado de muita dedicaçao e esforço! Parabens!

  16. Aloísia Hirata disse:

    Olá Marina,

    Que merecida esta homenagem! Parabéns ao Giácomo pela iniciativa.
    Tudo que foi falado de você é a mais pura verdade, falar do seu profissionalismo, bom gosto, é chover no molhado. Na minha opinião, é muito fácil entender o porquê de tanto sucesso, é porque ama o que faz, e quando se ama o que faz, o resultado só pode ser este.
    Te agradeço muito por tudo que já fez por mim, temos uma história juntas, uma história de 11 anos de muita amizade, companheirismo, cumplicidade. Muitíssimo obrigada e que Deus continue te abençoando e nos dando o privilégio de conviver com você.

    Sua amiga, colega, coordenadora e fã
    Grande beijo
    Aloísia

  17. Janaina Siécola Villela disse:

    Marina da Emater um pessoa tão conhecida em Santa Rita , pelos seus trabalhos destacando sempre o homem do campo e trazendo para nossa realidade muitas vezes esquecida, A GRANDE importância e valores que essas pessoas do campo trazem para nosso dia a dia…ensinamentos …receitas…e através deles e por intermédio dessa pessoa tão grandiosa podemos aprender e saborar tantas delícias.

    Mais recentemente em um Evento em Belo Horizonte, particularmente eu tive a grande oportunidade de realmente conhecer essa MULHER, tão batalhadora…mais também sensível, uma pessoa que faz tudo de coração aberto, sem medir esforços, enfrentando todas as barreiras (da vida e também aqueles colocadas humanamente), ela não se deixa abater pelos impecilhos, sempre buscando através das delicias do café, ensinar pessoas, destacar matéria- primas esquecidas……UMA MULHER que RECICLA que INVENTA.. que INOVA…que movimenta a todos a seu REDOR…..pessoas como ela tem que ser valorizada e destacada..por que modifica o ambiente

    Marina você pode ter certeza que DEUS sempre vai estar com você…por que é isso que ele espera de nós…que alteremos o percurso das coisas… que possamos progredir a cada dia tudo em torno de nós….e você faz isso com as pessoas que estão direta e indiretamente em sua companhia.

    Você é uma mulher de muito valor e de referência em: humildade, carater, honestidade e luta.

    Gosto muito de você…..esssa homenagem é so um começo de muitas…..

    Beijos

  18. Vera lucia de souza disse:

    Sou de familia rural do bairro balaio.Estou feliz em saber desta homenagem mais do q justa.Marina vc merece tudo isso e muito mais pelo teu esforço dgnidade e profissionalismo.Eu e minha familia somos testemunhas de sua dedicação sem medida pelas familias rurais. Vera lucia de souza a Vera maranata.

  19. Solange Maria Vargas Carneiro disse:

    Falar de Marina é uma honra, pois conheço-a e convivo com ela há muito tempo.Sempre aprendemos muito com ela. Deus lhe pague portudo! Seu carinho, interesse em repassar o que sabe, dedicação no que faz são características marcantes.Saiba que você ocupa um lugar especial no meu coração, o que precisares pode contar comigo. Felicidades!!!!

  20. Vinícius Perdigão disse:

    Homenagem mercida á Marina que tanto dedica a esta cidade e principalmente á familia rural.
    Eu que tive a honra de trabalhar e conviver durante 8 anos ai em Santa Rita do Sapucaí sei da dedicação pessoal realizada em favor do povo desta cidade. Grande abraço e espero que em breve possa fazer uma visita á Voce e a esta cidade da qual fiz muitos amigos e que muito contribuiu para minha formação como pessoa.Vinícius Perdigão, São Domingos do Prata, Nova Era , MG.

  21. Vinícius Perdigão disse:

    E mais pelos 35 anos dedicados á EMATER MG que foram completados neste ano.
    É muito bom ter uma colega de trabalho como vocé.
    Direto da Nova Era / Prata.
    Que Deus ilumine seus caminhos.
    Vinícius.

  22. Neila Cardoso de Souza Silva disse:

    Marina sua dedicaçao e enorme suas noites e madrugadas com os preparativos sua preocupaçao com suas familias rurais e as vezes esquecendo ate mesmo de voce e a sua vida e o seu trabalho e este e feito taõ perfeito e sempre com muito carinho e reconhecido por todos delicias do cafe e sucesso e belo horizonte convidada pelo governador para mostrar seu talento voce e merecedora talento nao lhe falta parabens pela homenagem voce merece amo voce

  23. Maria Costa disse:

    Como posso homenagear ou melhor agradecer essa mulher (Marina) que tem sido tao importante nas nossas vidas.
    Venho da zona rual e atraves desta mulher conquistei um espaço maravilhoso ao qual pude mostrar meu talento a comunidade de Santa Rita e regiao, ao expor e comercializar meus produtos em uma feira internacional em BH.
    O valor das coisas nao esta no tempo em que elas duram, mas na intencidade que a contecem. Por isso existem lugares inesqueciveis, coisas inexplicaveis e pessoas imcomparaveis como você. (Marina) .
    Maria Costa

  24. Maria Cassia Ribeiro disse:

    Sou Maria de Cassia Ribeiro, presidenta da associação de produtores Rurais da comunidade Pouso do Campo. Graças a ajuda de Marina da Emater temos tido muitos benefícios para nosso bairro.

    Ela esta sempre presente aqui desde quando eu ainda era criança que via acompanhar meu pai Sr. Antonio Elizeu que foi grande líder e pessoa que preocupava com nossa comunidade.

    Eu como filha aprendi com ele trabalhar para a comunidade crescer. E Marina sempre apoiando nossas iniciativas com palavras de animo nunca nos deixou desistir diante de lutas e dificuldades.

    Amiga, companheira achando quando não via saída ela encontrava uma solução para nossos problemas.

    Vi meus produtos expostos e vendidos tanto aqui em Santa Rita como para o povo do exterior em uma feira internacional que participei em BH. A famosa BANANA CHIP’S que Marina me ensinou.

    Se fosse falar do que aprendemos com Marina ficaria aqui nem sei quanto tempo.

    Marina Deus lhe pague por tudo, peço ao pai que te abençoe e fique sempre conosco.

    Você e nosso suporte.

  25. Joaquina disse:

    Quero parabenizá-la por esta homenagem, e agradecer por tudo que tem feito por nossa equipe. Sou aluna da FAI, do 2º ano de Administração, há dois meses nossa equipe vem se preparando para realizar uma apresentação, no qual são selecionados os projetos para FAITEC, contamos com o auxilio da Marina de Castro da EMATER.
    Através do seu conhecimento e sua dedicação, nossa equipe escolheu divulgar o Pão de Mel recheado com Café, um produto desenvolvido por Marina, nossa empresa, cujo nome é Delícia com Café (fictício). Escolhemos este nome em homenagem a Marina por ser uma grande profissional e determinada.
    Durante todo o processo, podemos contar com sua presença, desde fazer o produto até mesmo na apresentação que foi realizada no dia 28/09. Agradeço por nos receber muitíssimo bem em sua casa.
    Que Deus te abençoe.
    Bjs

  26. Elza Maria de Barros Lucchesi disse:

    Olá Marina!
    Que ótima oportunidade de falar com você. Falar de Marina é chover no molhado, após tantos comentarios já feitos.
    Gostaria de aproveitar este espaço para agradecer:
    – pela nossa amizade;
    – pela participação nos eventos que você realiza;
    – pelo seu apoio e participação na feira de Uberaba;
    – pelos comentários e divulgação da vitória de nossos trabalhos na feira de Uberaba;
    – pelo seu desprendimento;
    – pela sua partilha e doação;
    – pelas nossas gargalhadas ao relembrar fatos acontecidos;
    – pelas vezes que ouvi você cantar;
    – em fim por você existir!
    Não é novidade a opinião que tenho a respeito de você. Para mim você é aquela FADA MADRINHA, que transforma tudo o que toca.É lógico… você nasceu para brilhar e realizar tudo com muito brilho. Você é demais! PARABÉNS E SUCESSO SEMPRE!
    Sua colega da EMATER/MG – Itajubá

  27. Nivaldo Galdino disse:

    Trabalho, dedicação e profissionalismo são os destaques vísíveis na Marina. Toda a comunidade santarritense se orgulha dessa personalidade ímpar. Ela é peça fundamental no desenvolvimento de nossa cidade, do qual, atua em diversas áreas. Homenagem muito bem merecida, pois quando a pessoa tem valor, seu trabalho fala por si. Beijão Marina!!!

  28. Claudio disse:

    Agradeço a Marina por nos ter dedicado seu tempo, e nos ter ajudato tanto em nosso projeto. Com seu apoio e incetivo, conseguimos um ótimo produto (Pão de Mel Recheado com Café) para expor na FAITEC.
    Conhei você esse ano, portanto não te conheço bem, mas com os depoimento que eu li nessa, vejo que você é uma otima pessoa, sempre ajundando quem a procura, sem querer nada em troca.
    Mas uma vez obrigado Marina!!

  29. Regina disse:

    Em primeiro lugar, Giácomo, parabéns pelo primeiro passo!
    Falar de MARINA é muito fácil, uma muher que ama o que faz, que ama esta cidade, que tráz consigo o orgulho de ser chamada de cidadã Santaritense, uma mulher que tem levado o nome de nossa cidade para outras, mesmo sendo em anônimo.
    Mas falar da “MULHER MARINA” é só para quem a conhece verdadeiramente. Eu a vejo como uma guerreira, que luta, chora, clama a Deus por socorro para fazer suas obras.
    Conheço MARINA há mais ou menos uns dois anos, recentemente ela me chamou para participar das Delícias do Café em Lavras e o qual fui ganhadora em 2º lugar, mas o mérito não é meu; é todo seu MARINA, porque confiou em meu trabalho.
    Queria deixar uma pequena frase para você:
    “Não se preocupe com o que vão falar de você, continue sendo esta pessoa amada e respeitada. Não se preocupe com o homem porque muitas vezes nos decepcionamos com ele, mas creia no nosso Salvador, porque Nele se confiarmos seremos mais que vitoriosos”.

    PARABÉNS A VOCÊ!
    PARABÉNS A NOSSA CIDADE POR TER UMA REPRESENTANTE AMADA E RESPEITADA!!!

    • Maria da Graça Lima Bragança disse:

      Parabéns Marina pela merecida homenagem!
      Nossos cumprimentos e agradecimentos ao Giácomo pela iniciativa, porque nós extensionistas e amigas da Marina também nos sentimos homenageadas…
      Marina, eu que a conheci quando ingressou na Emater, no seu pré-serviço, há mais de 30 anos sou testemunha de seu profissinalismo e dedicação ao trabalho, de seu compromisso com a população rural

  30. Edna Lage disse:

    Gente! Conheci Marina num evento que aconteceu na Cidade Administrativa no Palácio Tiradentes no dia 05 de julho, e, sem exagero, ela fez a diferença na cerimonia. Olha, a “Menina” é tudo de bom: é competente, trabalhadora e muito alto astral. São pessoas assim que precisamos ter por perto e a EMATER também sabe disso. Parabéns e que Deus te ilumine sempre por onde andar.
    Ps.: E aquelas delícias que você trouxe, heim?????
    Beijos e abraços no seu coração.
    Edna Lage/Assessoria de Eventos do Governador Anastasia

  31. Maria da Graça Lima Bragança disse:

    Parabéns colega,
    Que Deus te abençõe e a conserve a mulher de fibra que sempre foi!
    Um grande abraço,
    Graça

  32. Marina é uma daquelas pessoas que fazem a diferença. Trabalhando arduamente e sem estardalhaço, esta excelente profissional, exemplo de um extensionismo rural apaixonado, modifica o dia a dia das pessoas do campo. Como produtora familiar, sou testemunha dessa dedicação através de suas ações que buscam sempre a melhoria da vida das pessoas com quem e para quem trabalha. Obrigada grande guerreira, por travar essas batalhas em nome do bem comum! É um orgulho ainda hoje encontrarmos profissionais comprometidos como você!
    Grande abraço,

    Camila Guedes Codonho
    Produtora Rural
    Bairro Albertão
    Santa Rita do Sapucaí-MG

  33. Franciele Vilasboas disse:

    Parabéns Marina pela linda homenagem, trabalhei durante alguns meses junto da Marina, uma profissional muito dedicada ao que faz que inclusive está ajudando eu e meu grupo de faculdade com nosso projeto, quero agradece-la por todo ajuda e apoio que tem nos dados. Que Deus te abençoe e ilumine sempre em sua vida.

    Abraços

  34. Pingback: Homenagem a uma grande mulher…Marina de Castro Barbosa | | Gospel Feeds

  35. Marilea disse:

    Mariléa

    Agradeço a Marina por ter dedicado seu tempo,para nos ajuda no projeto da FAITEC onde o grupo vai divulga o seu produto Pão de Mel Recheado com café.Tive a oportunidade de conhece-lá este ano pelo que eu pude percebe é uma pessoa maravilhosa, gentil e dedica no que faz.sempre procura a ajuda as pessoas sem querer nada em troca.Que Deus de abenções e ilumine sempre em sua vida.

    Abraços.

  36. José Luiz disse:

    Homenagem merecida, pois é uma profissional comprometida e dedicada, falo isto porque tive o prazer de trabalhar com ela durante quatro anos.

    José Luiz
    Piranguçu

  37. Sou produtora rural há 24 anos, residente no bairro Pouso do Campo e posso testemunhar a importância do trabalho de Marina para a nossa comunidade. Sempre presente, trazendo oficinas de treinamentos e eventos que favorecem a nossa união. Eu particularmente, pratico agricultura orgânica e sempre recebi dela palavras de incentivo e contei com ela para a divulgação de nosso café orgânico, nos eventos da Emater. Sempre alegre, positiva, merece esta homenagem! Parabéns, Marina!!! Grande abraço!

  38. Sandra do Prado Cardoso disse:

    Sou Grata a Marina de Castro por tudo o que aconteceu comigo,pois tenho participado a vários anos de eventos organizados pela Marina. Em 2006 participei pela primeira vez da delicia do café com bala recheada e fiquei na 2ª colocação em Minas Gerais. Depois deste evento as portas se abriram para mim. Enviei minhas balas, brigadeiros e brevidades para o Café com o Governador em BH. Isso só me aconteceu pela forca e incentivo de minha amiga Marina.
    Um Grande abraço de Sandra Helena Carlos do Prado Cardoso.

  39. Carmelinda Maria de Souza disse:

    Marina,
    Na função de Coordenadora Estadual do Projeto Bem – Estar – Social da EMATER -MG acompanhei por duas décadas as inúmeras atividades promovidas por você, no sentido de contribuir para o desenvolvimento das famílias rurais de Santa Rita do Sapucaí. Sua competência, dedicação e entusiasmo geraram resultados inestimáveis para o município e região. Parabéns a você pela merecida homenagem. Obrigada ao Jornal Digital Vale Independente por partilhar conosco desse reconhecimento.
    Abraços!!!
    Carmelinda Maria de Souza

    • Maarlene Dias Carneiro disse:

      Quando vereadora homenageei esta artista de nossa cidade, cuja homenagem foi transcrita sabiamente pelo Giacomo. Os anos passaram e aumentar os tributos dessa mulher foi impossivel, pois na data da minha homenagem ela já era perfeita. Tem pessoas, raras, que já nascem predestinadas para o sucesso e Marina é uma delas . Não há competição . Incrivelmente ela sabe tudo: como arrumar um evento para a autoridade máxima a ensinar a mulher rural a fazer um doce de abobora. Gosto aliado à sabedoria ela é ímpar. Orgulho-me de ter-me associado à ela para fundarmos uma Feira de Artesanato que seria para a posteridade e esse futuro foi tão curto… Orgulho-me de vê-la comandando o Evento” Delícias do Café”, cuja fama já ultrapassou fronteiras estaduais. Parabéns para vc é pouco Os parabéns deverão ser à EMATER, seus familiares, seu marido João. Parabenizar também à nossa Cooperativa, a COPERRITA por ter tido a sabedoria em entregar à Marina a chefia dos eventos, pois o marketing é nota 10. Vamos dar valor a quem tem, independente se simpatizam ou não, se tem ciume ou não . Se tem preconceito ou não . Vamos reconhecer o valor do nosso povo

  40. Maria Lúcia Coutinho Tavares disse:

    Querida Marina,

    Fiquei muito feliz ao saber do seu reconhecimento pela sociedade, através da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí e mídias locais, pelos anos de dedicação e trabalho pelo município.
    Conheço você há vários anos, e, não só como amiga, mas como colega da EMATER-MG, venho acompanhando sua entrega ao serviço e à missão da EMATER-MG.
    Faço minhas as palavras de Chaplin para descrever como vejo sua atuação: “Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve” Charlie Chaplin.
    É realmente uma pena que essa forma que nós temos de viver com ousadia, lutando e correndo atrás de nossos objetivos e trabalho, incomoda tanta gente, que se sente recuada com tanta determinação.
    Que Deus continue abençoando você!
    Um grande abraço
    Maria Lúcia Coutinho Tavares
    EMATER-MG Pouso Alegre

  41. Fátima Clarét disse:

    MARINA , você é uma grande MULHER,pois através do incentivo ao artesanato faz muita gente resgatar de suas entranhas o melhor de si, faz acreditar que podes criar, faz sair da vida estagnada para uma vida produtiva.
    Eu, te acompanho desde o primeiro curso de artesanato realizado em Junho de 1975 na Cooperativa Regional Agropecuária de Santa Rita do Sapucaí, e te digo você foi a MEDIADORA entre o que estava adormecido em mim e a libertação.
    Nós sabemos que ser mediadora é o que faz a diferença.
    PARABÉNS VOCE É UMA GRANDE MULHER.

  42. Donizete Amâncio disse:

    Na década de 70, chegou em Santa Rita do Sapucaí, uma funcionaria da ACAR, educada, cheia de sonhos e vida. Tive a oportunidade de encontra la no seu primeiro escritório da ACAR. Nossa primeira conversa ela me disse: – o meu sonho é valorizar o homem do campo. Marina você conseguiu, pois fez em Santa Rita festivais sertanejos onde trouxe Enezita Barroso e também o primeiro “Feirão Folclórico”, levou o nome de nossa cidade a diversos rincões brasileiros. Marina você é invejada pelo seu talento e cultura e principalmente pela humildade. O povo da roça que somos temos muito orgulho de ter do nosso lado uma pessoa que se preocupa conosco, faz eventos para que nossos produtos rurais tenham valor na banca comercial. Marina você é uma pessoa que sempre se destacou em qualquer situação, sempre mostrou garra e otimismo, segurança, talento e principalmente companheirismo, sempre presente ao lado do homem do campo. Marina esta é uma homenagem da Família Amâncio, pois se hoje somos conhecidos la fora, foi pela força que nos deu.
    Obrigado Marina;
    Donizete Amâncio e família.

  43. Juliana Silverio disse:

    Nada a Declarar sobre essa MULHER simplismente AMO de Paixão

  44. Jucimar Maia Freire disse:

    Prezada Amiga e Colega Marina!

    Parabéns você merece.

    Esta homenagem que você recebeu é mais do que merecida pelo trabalho sério e maravilhoso que você realiza com muito amor e garra, durante todos estes anos de Emater-MG.

    Parabéns!

    Um forte abraço

  45. Andreia de Cassia Ribeiro disse:

    Marina, mulher especial, querida por mim e por todos por onde passa.
    Feliz daquele que te conhece e tem a oportunidade de desfrutar de seu convivio, pois eu tive a alegria e o privilegio de conhece la desde criança e muito aprendi com você e lhe ensinei tambem. Que troca saudavel, pois crescemos no saber.
    Que Deus te abençoe e te conserve conosco por muito tempo.

  46. Alessandra Ribeiro disse:

    Que homenagem merecida!!!
    Marina você para mim e para minha familia é uma pessoa extraordinaria distribuindo sempre carinho, atençao, amor e paz para todos que nescessitam de sua ajuda. Seu trabalho é sinônimo de luta, desprendimento e compreensao para nós do meio rural.
    Marina, você é merecedora desta e de muitas homenagens. Parabens, que o Senhor Jesus lhe abençoe sempre…
    Alessandra,
    Comunidade Pouso do Campo.

  47. CÉLIA E NILO (POUSO DO CAMPO) disse:

    “TU TE TORNAS ETERMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS”
    Com esta frase definimos você Marina, uma pessoa que em todos esses anos vem dedicando seu tempo aos homens e mulheres do campo, gerando oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Você é sim responsável pelo sucesso e pelas conquistas de muitas pessoas, com seu dinamismo, companheirismo e nunca esquecendo da excelente profissional que você é.
    Nós só temos a agradecer pela sua dedicação, em especial ao nosso bairro Pouso do Campo e principalmente a amiga que você representa pra gente.
    Continue com essa garra e disciplina que você sempre demonstrou, porque são pessoas como você que fazem toda diferença.
    Um abraço carinhoso dos amigos Célia e Nilo (Pouso do Campo)

  48. Leni Ribeiro de Prado disse:

    Faz 20 anos que conheço Marina e participo de suas reuniões, cursos, treinamentos, festas em nossa comunidade ela esta sempre presente nos apoiando.
    Faço crochet muito bem, talvez muito melhor que ela, mas foi ela que me ensinou os primeiros pontos.
    Pra mim Marina você foi uma professora que me ensinou o caminho para uma vida melhor .
    Se eu fosse escrever tudo que aprendi com você ficaria por muito tempo escrevendo, mas so vou dizer uma frase: – Obrigada por tudo que me ensinou, que Deus continue lhe abençoando, dando lhe saude para continuar por mais tempo conosco!
    Leni,
    comunidade Pouso do Campo.

  49. Mildrêd de Frranco disse:

    Marina,
    Colha os louros, fruto do seu belo trabalho e dedicação a causa extensionista.
    Força interior e profissionalismo características próprias de quem ama o seu trabalho e o desenvolve com muito amor.
    Parabéns amiga, sou prova da sua dedicação, você mereceu!
    Beijos,
    Mildrêd

  50. Laura Nascimento disse:

    Marina.
    Deus semeou estrelas no infinito e por um descuido deixou cair sementes na terra. Elas germinaram e se transformaram em pessoas especiais. Assim nasceu voce! Em cada canto que voce estiver brilhe o maximo que voce puder. Sua vida ilumina a vida daqueles que gostam de voce como eu!!!
    Voce é uma grande mulher e sempre será, gostei muito de fazer parte dos eventos feitos por voce.
    Obrigada
    Att,
    Laura da Silva Nascimento – Bairro: Bom Retiro

  51. Hosana disse:

    Aprendi muitas coisas com a Marina. Atraves de cursos, reuniões aprendi a fazer doces artesanatos ter cuidado para produzir o doce para fazer um produto de qualidade. Aprendi ate fazer mutirão para realizar a festa de Nossa Senhora da Penha que fomos festeiros. Fizemos mutirão, a Marina estava presente, aprendemos e fizemos os cartuchos para a festa. Fizemos os doces , sequilhos, para encher os cartuchos tudo através de mutirão. Aprendemos com ela que a união faz a força. E tudo deu certo. Falar da Marina, do seu apoio, de sua amizade do seu companheirismo é fácil porque cada passo que damos encontramos sua marca. Você esta sempre presente em nossa vida. Você ensina, mas também aprende conosco. Trocamos experiências. Obrigada por fazer parte da nossa historia.
    Hosana de Cássia Fonseca – Bom Retiro

  52. Andrea disse:

    Marina faz parte de nossa família… meu pai é um homem trabalhador, amoroso , serio, amigo, companheiro, é tudo de bom, mas irredutível nas suas decisões. Minha irmã caçula queria continuar seus estudos. Que luta! Meu pai deu sua palavra final: – não vai estudar… vai parar agora. Tivemos uma idéia. So Marina conseguira dobrar o pai e não é que recorremos a ela e tudo deu certo. Alem de formar pra professora, já vai fazer curso superior, toca violão motivada por Marina, nos encontros religiosos. Trabalha na cidade, vai ate de moto. Ficamos preocupados mas DEUS tem tomado conta. Marina é para nós aquele socorro fiel e presente quando necessitamos de um ser humano porque o socorro verdadeiro que é Jesus ela também busca junto conosco. Parabéns Marina por esta homenagem, você merece. O povo do meio rural tem em você uma grande amiga e companheira fiel.
    Aparecida Andrea de Cássia Silvério – Serra dos Borges

  53. Marina Silverio disse:

    Conheço Marina desde pequena quando vinha na escola Luzia Renno Moreira para ensinar a mulherada. Aprendi corte e costura, bordado, artesanato, doces, falava da limpeza da casa e arredores, falava da água, do meio ambiente. Tudo que ensinava pra nós era pra termos uma vida melhor. Sempre dedicada e companheira. Ate tocava violão e cantava pra nos nas reuniões. As musicas ate hoje eu tenho na minha lembrança. Esta amizade nunca acabou. Eu sei que ter um amigo de verdade é muito difícil, mas nos encontramos você Marina. Lembramos de Marina todos os dias. Tudo o que vamos fazer falamos: – a Marina falou que é assim… a Marina ensinou assim… para nos ela é nossa inspiradora.
    Marina Silvério da Silva – Serra dos Borges

  54. Maria Rita disse:

    Marina é uma pessoa amiga, companheira, conhecida por mim há anos desde que meu filho ainda era pequeno e estudava na escola Francisco Silvério Filho. Aprendi la na escola fazer doces com Marina. Participei de cursos, palestras, etc… ela sempre com muita paciência ensinava as pessoas do meio rural. Obrigada Marina por tudo que você fez por nos.
    Maria Rita da Silva – Serra dos Borges

  55. Antonio Salvador Neto disse:

    Conheço a Marina desde quando ainda existia o clube 4 S de jovens. Cada S significava uma palavra e ela sempre batia naquilo para nós aprender. Eu nunca esqueci: SABER para melhor SENTIR e ter SAUDE para melhor SERVIR, as meninas minhas irmãs, Carmem e Cidinha eu acho que tinha de 13 a 14 anos de idade por volta do ano 75, assim que a Marina veio pra cá. Nos participava das reuniões que muita coisa boa foi ensinando pra nos. Depois me casei com a Iracema e Marina continuou freqüentando meu bairro e quando dava ia na minha casa. Minha mulher ficou doente e ate chegou a falecer, quando ainda estava no leito ela, Marina tocava musica evangélica acalmando o coração da Cema. Quando terminava fazia uma oração e minha mulher sentia se muito bem. Quantas reuniões já fez em minha casa. É uma pessoa especial. Peço a DEUS que abençoe sempre ela. Pra nos ela faz parte da família. Amiga e companheira sincera..
    Antonio Salvador Neto -Serra dos Borges-

  56. Durvalina disse:

    Antes de deixar minha mensagem a esta GRANDE MULHER, agradeço ao meu Deus, por ter tido o privilégio de fazer parte de minha vida, esta pessoa ímpar, especial, mulher de garra e determinação, que é MARINA, minha mana querida.
    Deus foi muito generoso lhe presenteando com inúmeros dotes, e você, na sua simplicidade e generosidade, não os guardou para si, vem distribuindo e replantando por onde passa. Seria inútil enumerar suas qualidades, pois, vêem-se presentes no decorrer do dia a dia. Sou suspeita a dizer, mas não é difícil perceber que possue um toque mágico, único. Por onde passa deixa um rastro de luz, onde suas mãos hábeis tocam, transformam o bruto em lapidado. Valoriza e incentiva, desde o mais humilde àquele que pode superá-la, em conhecimentos.
    Parabéns, minha irmã, fez jus, a esta merecida homenagem, representou e continua representando, com honestidade e fidelidade, esta empresa da qual faz parte.
    Nosso Brasil precisa de mulheres como VOCÊ.
    Te amo.

    Durvalina Castro
    São Paulo-SP

  57. Érica disse:

    A homenagem que eu presto a uma grande mulher, Marina de Castro Barbosa, é o que passo a relatar abaixo: Mais ou Menos, no ano de 1975, conhecemos a Marina quando chegou em nossa cidade, Santa Rita do Sapucaí, MG, para trabalhar na ACAR, e um fato pitoresco que aconteceu foi de que quando pegou o Jipe em Santa Rita do Sapucaí e veio para o nosso bairro, conhecido como bairro Pouso do Campo, junto com a Sr(a) Dona Maria de Melo que trabalhava na merenda escolar, fazer visitas às famílias rurais, que aqui residem ou já falecidos, é que ao atingir certo trecho da estrada rural, no local mais conhecido por todos, como o mato do mascate, seu veículo parou de funcionar e Marina achando que estava quebrado fez um percurso de mais ou menos 3KM a pé e veio até a nossa casa, digo, até a casa do meu pai Sr(o) Mota,pedir ajuda: então meus irmãos foram até o local onde estava seu veículo, após examinar qual fora o problema eles disseram a Marina:-Filha aprenda uma coisa pra vida toda automóvel sem gasolina não anda. Em todas as festas nos bairros ruarais, Marina em companhia de seu violão, alegrava e alegra a todos com as modas que cantava e canta. Essa grande mulher não media esforços para ajudar e ensinar o povo do meio rural. Ministrou vários cursos, dentre eles, onde aprendi a fazer vários tipos de queijos, doces, balas, quitandas, artesanatos, cartuchos, etc.Enfim, esta grande mulher, nunca mediu esforços para ajudar pessoas rurais e da cidade em seu convivio. Muito dinâmica prestativa, alegre, sempre feliz com a vida. A você Marina. uma grande mulher, nossos cumprimentos e que continue assim sempre.
    ENI RIBEIRO BOARI E SILVIO BOARI

    Bairro: Pouso do Campo.

  58. Érica disse:

    Marina não podemos estar ausente desta homenagem, pois nós convivemos com você tão logou chegou em Santa Rita do Sapucaí e veio se hospedar em nossa casa. Pessoa alegre, idealista, comunicativa, solidária, amiga que veio para completar nossa família por muitos anos,como não dizer mais uma irmã pra nós.Dizer dos seus feitos nas comunidades ruarais, não conseguimos enumerá-los pois são muitos. Mulher bem sucedida em tudo que faz em Santa Rita e cidades vizinhas também. Sua participação é constante e ativa nas realizações de eventos folclóricos, encontros com sociedades de vários municipios, elevando assim o nome de Santa Rita do Sapucai.Essa é a Marina da EMATER

    Familia do Sr(o) Silvio Ananias e Dona Edite

  59. Renata de Castro e Santos Soares disse:

    Você é merecedora de todas as homenagens!!!!” Fica sempre um pouco de perfume…Nas mãos que oferecem rosas…Nas mãos que sabem ser generosas… Dar um pouco do que tem… Ao que tem menos ainda… Enriquece o coração… É das artes a mais linda!!! Que Deus te ilumine sempre. Hoje quero dizer-lhe com todo meu coração, com todo meu amor, com todo meu carinho…EU TE AMO

  60. Neuzinha disse:

    Neuza Rodrigues Ribeiro

    Marina conhecê-la a muitos anos atrás, fui uma experiencia incrivel. Seu dinamismo, sua garra, seu entusiasmo, seu idealismo faz com que aproximemos de você para dividirmos juntos suas experiencias. Participante de vários eventos, tanto ruaral como na cidade de Santa Rita do Sapucai e outras cidades vizinhas. Adimiro muito seu trabalho e o resultado é proveitoso para todos, sendo marcante cada encontro que você participa e orienta. Obrigada por você fazer parte da nossa comunidade do Pouso do Campo.

    Neuzinha

  61. Ana Sttela de Castro Santos disse:

    Esse é um momento especial! É hora de olhar para trás e ver tudo que você conseguiu com seu carisma, amor, dedicação e profissionalismo.
    Marina,pessoa de alma pura, de coragem, sempre apoiando nos momentos de dificuldades.
    Hoje senti um orgulho imenso em poder falar de você. Essas linhas não seriam suficientes para citar tudo que você é e o que representa na minha vida.
    Marina, cada um recebe de acordo com o que dá. E você está recebendo aquilo que já é seu.
    Irmãs vieram do mesmo lugar, sabem das dores, das tristezas, choram, falam alto, resmungam, lamentam, tomam rumos diferentes.Mas você teve um toque especial, foi abençoada pelas mãos Divinas. Você é a irmã que todos gostariam de ter. Leva dentro de si a alegria verdadeira e a compartilha com todos os que têm o privilégio de conviver ao seu lado!
    Quero parabenizá-la por tudo que você é e dizer que te amo muito e procuro ser o seu reflexo!
    Muitos beijinhos no seu coração!!!

  62. José Cláudio Pereira disse:

    Santa Rita do Sapucaí–MG deu–me a oportunidade de transformar completamente a minha vida e o começo de tudo ocorreu com a EMATER–MG. Iniciei minha vida profissional como extensionista em Miraí–MG, mas com apenas 2 anos tive certeza de que deveria me mudar para uma cidade universitária para continuar os estudos. Foi quando tive sorte de ser transferido para esta cidade e também de encontrar aqui uma equipe espetacular, que me acolheu como se fosse alguém da família.
    Entre os colegas encontrados aqui na minha chegada, a Marina. Isto ocorreu há exatamente 30 anos e ela continua até hoje no mesmo escritório e com a mesma dedicação, garra, talento e juventude de antes.
    Nos 10 anos que atuamos juntos, de comunidade em comunidade rural de Santa Rita do Sapucaí Cachoeira de Minas, São Sebastião da Bela Vista e Natércia, de sitio em sítio, fazenda em fazenda, diuturnamente, jamais houve, em momento algum, qualquer discórdia entre nós. Nenhuma discussão, nenhuma reclamação; pelo contrário, o que houve sempre foram muito respeito, compreensão, admiração e cooperação. Por isso, nos chamamos carinhosamente de irmãos hoje, o que me orgulha muito.
    Dessa forma, sabendo que essa grande mulher está recebendo homenagens por meio desse importante veículo de comunicação, fiz questão de registrar, juntamente com os demais amigos dela, a minha manifestação de carinho e admiração por esta colega/irmã de quem gosto muito.
    Parabéns, Marina! Um forte abraço! Que Deus continue a abençoando em tudo e sempre!
    José Cláudio

  63. Sou estagiária do EMATER-MG desde novembro de 2011. Mesmo com tão pouco tempo de trabalho, digo, de todo coração, que a Marina é uma pessoa rara! Minha convivência com ela, mesmo que somente no ambiente de trabalho, não poderia ser mais agradável.
    Admiro suas atitudes, sua bondade, a intensidade de suas emoções e a energia que transborda dela.
    Parabéns pela homenagem, Marina!

    Abraços,
    Cris

  64. Neuzinha disse:

    Selma Santos
    Nós rimos muito juntas.Faz pouco tempo que a conheço e Marina nesse pouco tempo me ensinou que temos que conquistar nosso espaço fazendo com competência e dedição é que seremos reconhecidos e ganharemos espaço entre os demais. Marina apaixonada pelo que faz e dona de uma personalidade forte e determinada a ganhar seu espaço, deixa como aprendizado, que o sucesso vem pra quem sabe o que quer.Por isso hoje digo com carinho brigada por me dar a oportunidade de aprender com você respeitando meu espaço e me agregando valores profissionais e pessoais. Muita sorte e paz!

    Abraçooooo!! Selma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s