Fortes chuvas em ITAJUBÁ

O Vale Independente soube da queda de fortes chuvas que caíram sobre a cidade de Itajubá e entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social e com a Defesa Civil do município para averiguar.

Realmente ocorreram fortes chuvas, alagando o Bairro BPS e parte do Centro da cidade. Segundo informações, o volume de água foi baixo e já começou a escorrer. Não há previsões de fortes chuvas para o município e região, mas os órgãos responsáveis estão a atentos.

Fotos e vídeo gentilmente cedidas por FÁBIO REGINALDO e Outros

Acompanhe o monitoramento AO VIVO do Rio Sapucaí em Itajubá clicando AQUI!

EM SANTA RITA O NÍVEL DO RIO SAPUCAÍ ESTÁ EM 4,77 METROS

A qualquer momento mais informações aqui no Vale Independente!

Esse post foi publicado em Chuvas e Enchentes, Cidade. Bookmark o link permanente.

62 respostas para Fortes chuvas em ITAJUBÁ

  1. Claudinea disse:

    Bom Dia!! Quando ocorreu essa tromba D’agua?Hoje?Qual o nivel do rio agora vc sabe!Obrigada….

  2. Marcio Rincon disse:

    Somente para esclarecer. O termo tromba DÀgua é utilizado de maneira equivocada em nossa região.

    Esse fenômeno pode acontecer apenas em mar, pois a Tromba DÁgua e um ciclo vicioso de chuvas fortes com evaporação constante se tornando uma sequência de tempestades em tempo ininterrupto.

    Esse fenômeno é impossível de acontecer em rios, pois ocorre somente em agua salgada.

    Isso faz parte do “Folclore” de nossas enchentes. Infelizmente assim como a pseudo barragem que já não existe há mais de 15 anos.

    Abraço,

    • Suílen Magalhães disse:

      Bom dia, muito obrigado pelo esclarecimento, fizemos algumas mudanças na postagem. O melhor é sempre deixar tudo da forma mais correta e clara possível.

      Obrigado pelas informações, continue nos dando sugestões, fazendo críticas e reclamações.

      Grande abraço

      • Marcio Rincon Mendes disse:

        Eu é que devo agradecer ao belíssimo trabalho efetuado por vocês em pró da comunidade de Santa Rita do Sapucaí.

        O intuito do esclarecimento é não causar pãnico. Pois como foi colocado por nossos amigos abaixo o termo Tromba DÀgua é empregado na maioria das vezes de maneira equivocada, causando pãnico nas pessoas.

        Parabéns pela agilidade nas informações.

    • Lucas disse:

      O que é uma tromba-d’água?
      de acordo com especialistas segue uma definição tirada do site

      http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/pergunta_286768.shtml

      “Eis aí uma expressão que costuma provocar uma tremenda bagunça conceitual. Vamos explicar: no sentido popular, tromba-d’água indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região. “Mas, para os cientistas, essa definição é errada. Na verdade, tromba- d’água é um tornado que se forma sobre uma superfície líquida, captura umidade e vai andando rumo ao continente”, afirma o meteorologista Marcelo Seluchi, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). A maioria das trombas- d’água surge a partir de nuvens de tempestade em cima do mar, mas o fenômeno também aparece nos caudalosos rios amazônicos e nos Grandes Lagos da América do Norte. “No Brasil, as trombas-d’água não são muito comuns. No mundo, elas aparecem com freqüência no litoral da Flórida, nos Estados Unidos, onde as condições climáticas favorecem a formação de tornados oceânicos durante o ano todo”, diz outro meteorologista, Wando Celso Maugeri Amorim, da Universidade de São Paulo (USP).

      Apesar da aparência assustadora, o turbilhão úmido geralmente não causa grande destruição. Em comparação com os tornados formados no continente, cujas rajadas ultrapassam 200 km/h, as trombas-d’água são mais amenas, pois seus sopros chegam no máximo a 80 km/h. Isso acontece porque a formação da espiral de ventos depende do aquecimento da superfície. “Como o mar se aquece muito menos que a terra firme, as correntes de ar quente que ajudam a formar os tornados oceânicos são bem menos intensas”, diz a meteorologista Maria Assunção da Silva Dias, também da USP. O grande problema é quando aparecem várias trombas-d’água na mesma região – ou quando uma área é afetada pela espiral e também pelas chuvas torrenciais da nuvem que a originou. Aí, sim, podem ocorrer enchentes destruidoras.”

  3. Giulio disse:

    Gostaria de saber cadê o prefeito da cidade, para poder dar entrevista, falar aos moradores e colocar um veiculo oficial para comunicar a comunidade os fatos e principalmente se tem investimento ($$$) ou não para SANAR os problemas estruturais de SRS.
    Lembre-se que nosso amigo Giacomo é um CIDADÃO que está prestando serviço a comunidade, fazendo em partes o papel que a prefeitura deveria fazer.

    Nós cidadãos queremos respostas, queremos que aqueles que lá colocamos se apresentem… que não enrolem… SRS Vale da eletrônica, terra de inovação e de empreendedores não pode se render a buscar soluções REAIS para as enchentes, na TV todos os dias vemos medidas nacionais e internacionais que funcionam, galerias, dutos enfim. E se o problema é GRANA, cabe ao EXMO prefeito (que é do PV – Partido Verde) ARTICULAR com a comunidade.

    • SOLANGE disse:

      GIULIO SE NÓS FORMOS DEPENDER DO NOSSO PREFEITO PARA ALGUMA COISA VAMOS MORRER AFOGADOS
      SE ELE TIVESSE UM POUQUINHO DE VERGONHA NA CARA JA TERIA IDO A ALGUMA RADIO E FALADO ALGO MAIS COMO ELE ESTA ERRADO NÃO PRECIZA DIZER NADA NÉ AGORA É ESPERAR ISTO ACABAR ABRAÇOS

  4. claudio disse:

    santa rita corre risco ,do rio subir novamente.

    • Suílen Magalhães disse:

      O nível do Rio Sapucaí está estável em 4,77 metros… continuaremos monitorando o rio e informando a população.

  5. Elias Moreira disse:

    Independentemente de ser uma “tromba d’agua”, ou fortes chuvas , oque vale é a informação em tempo hábil. por isso parabéns ao Vale .

  6. Luna disse:

    PARABÉNS MESMO……
    CONTINUEM ASSIM!!!!!

  7. Estêvão Querino disse:

    Acabei de saber que houve forte chuvas no municipio de Delfim Moreira essa madrugada e que as águas proveniente do escoamento superficial ja chegaram a Itajubá. Essa informação está correta?
    A um tempo para essa àgua chegar em Santa Rita, já anunciaram isso a população?

    • Suílen Magalhães disse:

      Bom dia Estêvão, estamos confirmando mais informações para não haver desencontros. Logo publicaremos… abraço!!

  8. Renata disse:

    Pode-se definir uma tromba de água como um redemoinho de ar rodando violentamente sobre um grande corpo de água (mar, lago ou um grande rio), o qual se forma entre a base de uma nuvem de desenvolvimento vertical, muitas vezes um cumulonimbo, e o mar. Frequentemente, mas não sempre, é visível como um funil ascendendo da superfície da água. O funil torna-se visível porque o ar que roda dentro da tromba se esfria por expansão, produzindo a condensação do vapor de água e a formação de uma nuvem colunar.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tromba_de_%C3%A1gua

  9. Santa Rita disse:

    Suílen Magalhães bom dia!!!Fiquei sabendo que o bairro mais prejudicado em Itajubá foi o BPS e que a água subiu muito lá..é verdade?????Tem como vcs colocarem fotos desse bairro..por favor ..tenho parentes lá ..gostaria muito q atendessem meu pedido por favor..
    Obrigada!!Mais uma vez parabéns!!!!!

    • Suílen Magalhães disse:

      Bom dia “SANTA RITA” realmente o bairro mais alagado foi o BPS… estamos providenciando mais fotos, temos um vídeo que está quase OK pare ser postado, dentro de instantes estará postado…

      Obrigado! Abraço

  10. disse:

    Gostaria de saber noticias e ver fotos do BPS, vcs possuem?
    Moro em SP e meus pais estão ai em Itajubá , no bairro BPS…
    Obrigado pela ajuda de vcs !

  11. Pedro disse:

    encontrei essa foto na internet.. impressionante .. a agua está quase encobrindo os carros que podem ser visto nessa foto http://twitpic.com/3pd9db

    soh nao entendo uma coisa .. como o rio aqui pode estar baixando tanto .. se lah caiu toda essa agua ? .. a agua de lah nao vem pra cá?

    Abraço

    • Suílen Magalhães disse:

      Boa tarde pedro, a questão da água não estar subindo aqui é a força com que está a conrrenteza da água… acredita-se que se não houver fortes chuvas, ou chuvas demoradas não haverá risco de novos alagamentos… estamos acompanhando de perto junto com os órgãos responsáveis pelo monitoramento… logo teremos mais informações e fotos…

  12. hellen disse:

    Suílen
    vc sabe como esta agora no bairro que foi alagado aqui em itajuba ?foto de agora ?bjoss e parabéns por seus trabalho..

    • Suílen Magalhães disse:

      Boa tarde Hellen, não temos fotos atualizadas por enquanto. Porém entrei em contato com a Defesa Civil de Itajubá e com a Secretaria de Comunicação Social do município e os mesmos informaram que a água baixou, está rasteira e escorrendo. Sem novas chuvas a situação estará sobre controle. Assim que tivermos fotos publicaremos pra vocês…

      Abraço!!

  13. Juliana disse:

    Boa tarde…
    Gostaria de saber se devido esta chuva, Santa Rita corre risco de um novo alagamento.
    Moro no bairro maristela em uma das ruas mais afetadas e estou novamente com medo.
    Muito obrigada pela atenção e as informações aqui prestadas a população.

  14. ana paula disse:

    Boa tarde suílen,
    Gostaria de uma informação, vou me mudar do Rj para Itajubá ou maria da fé, e sempre vejo notícias sobre enchentes em Itajubá,até mesmo nos anúncios de locação tem a frase LIVRE DE ENCHENTES, você poderia me dizer se tem algum bairro que não passa por esse problema, isso ocorre na cidade toda? Você poderia me indicar bairros mais “seguros”?
    Gostaria de informações de quem vive na região, já que para mim é tudo novo.
    Grata pela atenção,
    Ana Paula

    • hellen disse:

      ana paula tem sim lugares aqui em itajubá que naão vai enchentes mais so que é no morro ,e nao se preocupa nao pq esse medo agente passa mais e fim de ano e começo de ano só.mais mesmo com isso tudo amo minha cidade ,abraço

    • Rose disse:

      Bom di ANa Paula!!Sou de Maria da fé …te assuguro que é uma cidade maravilhosa muito segura e muito aconchegante..as pessoas são acolhedora vc vai adorar..visite a cidade para comprovar..Caso venha Seja bem vinda!!Abraços!!

    • Rose disse:

      Bom dia Ana Paula!!!Maria da Fé é uma cidade maravilhosa, muito segura e aconchegante vc vai adorar,as pessoas são muito simples e acolhedora.visite para comprovar..Caso vc vir morar aqui : SEJA BEM VINDA!!!

      • ana paula disse:

        Rose,
        Estive em maria da fé com minha família em dez. e realmente fiquei encantada, as pessoas são muito acolhedoras como você disse, queria muito encontrar uma casa ai para alugar, quem sabe vc não pode me ajudar??se souber de algum, vizinho, amigo ou parente que tenha um imóvel para alugar, nossa seria perfeito!! estou aguardando o término das chuvas para retornar a itajubá e maria da fé, devo ficar na pousada maria da fé por 2 dias.
        abraços

    • Pedralva disse:

      Te garanto q a unica cidade que vc pode morar livre de enchente é a cidade de PEDRALVA, por situar-se no morro ela fica livre desses acontecimentos, e é uma cidade calma e bom de se viver eu garanto e dou a minha palavra…

      OBRIGADA PELA ATENÇAO !!!
      BJS…………………………………..

  15. ana paula disse:

    Hellen obrigada pela dica,mas creio que o que vcs chamam de morro seja diferente do que chamam de morro aqui no rio,aqui é favela mesmo, e ai pelo pouco que conheci não vi nenhuma favela.
    Mas de fato concordo com vc a cidade é apaixonante,adorei.

    abraços

  16. Economista disse:

    Olá, Ana Paula.
    Que bom que vc gostou da nossa cidade. Seja bem vinda! Realmente não temos favelas em nossa cidade. Os bairros que menos sofrem com as enchentes são: Cruzeiro, Estiva, Agonia, Pinheirinho (parte alta), Morro chic, Santo Antônio, Rebourgeon, Centro (parte alta), Jd Palmeiras, Santa Rosa (parte alta), Varginha (próximo ao hospital CEAM), enfim…, procure sempre se informar pois em todos os bairros possuem partes baixas, porém apesar de tudo se possível procure se informar com os vizinhos sobre as últimas enchentes (a de 2000 por exemplo que foi a mais forte).
    Caso vc queira falar o bairro que esta pretendendo morar posso te falar se ja foi enchente ou não)
    Abraço. Espero ter ajudado.

    • ana paula disse:

      Economista,
      Muito obrigada por suas dicas, na verdade estive em itajubá e maria da fé em dezembro, voltaria agora dia 10/01, mas por causa das chuvas estou adiando, não tenho um bairro específico pra te dizer a verdade, estou procurando uma casa para alugar via internet por enquanto, até que eu possa ir na cidade novamente, assim que as chuvas permitirem…então sabendo os nomes de alguns bairros que tem ou não enchentes já ajuda bastante, estava querendo encontrar algo em varginha, medicina, tem um bairro do lado do centro que não me lembro o nome, algo com santa rosa ou são judas…mas sua informações foram muito úteis.
      obrigada,
      abraços ana paula

  17. Madeireira e Vidraçaria do Luis disse:

    Bom dia. Nós daqui na Madeireira estamos perplexos com a situação das ruas neste momento. As ruas Doutor Elpidio Costa e Juca Castelo, estão numa situação lastimável.
    Tem muita água e só os veiculos maiores estão passando.O problema é que tem casas muito baixas e a onda desses veículos vão direto para as casas desses moradores.Pedimos por gentileza que as autoridades competentes interditem essas ruas, para que essas casas não sofram consequencias ainda maiores.

  18. disse:

    Bom dia,acompanhando as imagens do monitoramento em Itajubá notei uma alta visível no rio,gostaria de saber como esta em Santa Rita.
    Aguardo noticias,e meus sinceros agradecimentos ão vale independente, que para nós moradores das áreas de risco são de grande ajuda.

    • Suílen Magalhães disse:

      Nesse momento, 12h30, o nível está em 4,62 metros… continue acompanhando pelo Vale Independente.

  19. Economista disse:

    Olá pessoal.
    Realmente o bairro BPS desta vez foi um dos mais prejudicados.
    O problema (o que ouvi) foi o asfalto que fizeram próximo a pracinha da Unimed até a loja da Pneusul, prejudicou muito o acesso de água qdo o fluxo aumenta com as chuvas.
    Na Rua Nova também ficou bastante prejudicado ( loja do Ari, A mineira, banco Itau, …) No bairro da Agonia depois da escola Polivalente também sofreu um pouco com a enchente, pois a água do Ribeirão Costa não comportou a agua da chuva.
    Hoje ainda chovendo bastante e no bairro da medicina em alguns pontos ( proximo a rotatória) ja está com água na rua.
    Assim que souber de mais informações vou postando para vcs.
    Espero estar ajudando
    Abraço

  20. Ana Paula disse:

    Bom dia!!!!!
    Como está o nível do rio aqui em Santa Rita?

    • Suílen Magalhães disse:

      Nesse momento, 12h30, o nível está em 4,62 metros… continue acompanhando pelo Vale Independente.

      Abraço

  21. Silva disse:

    Bom Dia!
    Gostaria de colocar uma observação, com os boatos de que as comportas da represa da da cidade de Wenceslau Bráz serão abertas, isso é uma coisa irrelevante, pois conforme estudos feitos por engenheiros hidricos da universidade federal de itajubá, com base em estudos e topografia do rio sapucai, com a abertura destas comportas o nivel que o rio encherá sera imperceptivel.
    Esta informação foi concedida por um amigo que era responsavel pela represa e que acompanhou estes estudos.

  22. Caroline disse:

    Ouvindo a Radio Jovem fiquei sabendo que a situacao de Itajuba passou de ‘Normal’ para ‘Atencao’

  23. Maria da fé disse:

    Bom dia, Suílen!!! Fikei sabendo q Maria da fé também está sofrendo com enchentes..vc pode verificar se é verdade /…sou de lá..

    Um gde abraço!!!

    • Suílen Magalhães disse:

      Bom dia, temos informações que está havendo fortes chuvas por lá também. Vou checar para você como está a situação do Rio por lá e se está havendo a possibilidade de inundações

      Grande abraço

  24. marcus vinicius disse:

    Eu que achava que nao teria isso aqui em pedralva, mais com a forte chuva que caiu hj de madrugada ate o fim da manha o rio que passa por aqui transbordou deixando varias casas submersas e varios bairros sem acesso. Gostaria de ver fotos e videos de pedralva.

  25. ana paula dos santos disse:

    eu gostaria de saber como ta a situação do bairro da boa vista por favor

  26. Ana Paula disse:

    Boa tarde Suílen!!!! Você sabe me dizer quantos metros o rio Sapucaí de Itajubá está acima do normal?

  27. ana paula dos santos disse:

    eu gostaria de saber como ta a situação do bairro da boa vista em itajubá por favor.

  28. claudiene disse:

    nosssa estou preocupada , aqui em pouso alegre esta chovendo muito e a bairro sao geraldo esta com varias ruas cheias os bueiros esta jogando agua pra fora , vc sabem me dizer o nivel do rio mandu???

  29. claudiene disse:

    moro em Pouso Alegre e aqui esta chovendo muito forte , alguns pontos do bairro São Geraldo estão alagados e os bueiros estão jogando agua pra fora.. gostaria de saber o nivel do rio mandu ????

  30. Santa Rita disse:

    Olá Suílen …vc pararam de colocar notícas do rio daqui ..nem foto..nem reportagem ..nada!!!

    O q aconteceu ..vcs são a nossa forma de ficar atualizado e nos preparar..caso seja preciso!!!

    Um abraço..

  31. Caroline disse:

    Recebi 23 novas fotos da situacao do centro de Itajuba, quem quizer ver meu e-mail carol.love28@hotmail.com.

  32. RENATA disse:

    Suílen, boa tarde!

    Será que há como atualizar o nível do rio? Obrigada!

  33. RIBEIRO disse:

    venho alertar a defesa civil entre outros sobre as obras perto da creche do anchieta
    as fortes chuvas pode esta causando abalo no barranco esta decendo muita agua no barranco pode aconter de o barranco desabar venhão fazer uma levantamento da situação aqui.
    por gentilesa peço que de uma resposta
    RIBEIRO

  34. Cristiane disse:

    Oi Ana Paula,
    Tambem nao sou de Itajuba e vim morar aqui em 2009. Estou gostando muito da cidade mas realmente a mesma sofre com este tipo de enchente nessa epoca do ano.
    Se quiser posso indica-la algumas imobiliarias boas daqui pois tambem precisei pesquisar bastante imoveis qdo me mudei. Inclusive conhece casa que estao pra alugar em bairros bons e que nao costumam ter enchentes, mas preciso saber o valor aproximado que vc esta disposta a pagar de aluguel.
    Se precisar de mais informacoes manda um email pra mim que lhe ajudo.
    Abracos e seja bem vinda!
    Cristiane

    • ana paula disse:

      Bom dia Cristiane,
      Vou aceitar sua ajuda sim,muito obrigada.
      Vou te passar meu email,porque não consegui visualizar o seu ok?
      paula13.olivei@yahoo.com.br
      E hoje como está a situação em Itajubá e Maria da fé?vi que Maria da Fé estava em estado de emergência, com ruas alagadas procede a informação?
      e Itajubá aconteceu mais alguma coisa? o nível do rio desceu?
      abraços.
      Ana Paula

  35. Bruna ... disse:

    Gostaria de saber a situaçao do rio sapucaia em itajuba ,principalmente no bairro da Santa Rosa…existem boatos no bairro de uma possivel tromba d”agua vinda de Campos do Jordão que chegara esta madrugada no bairro…Gostaria de mais informaçoes…
    obrigada…..

  36. Cristiane disse:

    Oi!
    Itajuba esta super tranquilo… sem ameaca de inundacao!! os rios, tanto o BPS quanto o Sapucai estao baixos e sem previsao de chuva forte.

  37. Evandro disse:

    velho preciso saber se em sua cidade exixte uma medica pediatra cujo nome seja caroline e se possivel uma forma para contata-la motivo pessoal mas se puder me ajudar agradeço

  38. Jaqueline disse:

    quero saber cade o prefeito??na hora de jurar ou prometer é bom e na hora que ganha é mas bom ainda mas na hora de CUMPRIR ai cade o prefeito???em?ninguem sabe ne?eu sei ta la curtindo o dinheiro que recebe do direito de prefeito!!é por isso q cada prefeito em cada pais e cidades estao cada dia mortos!ai voce pergunta ai por que que ele foi morto eu sei a resposta!nao CUMPRIU e como ladrao é bem mal morrado vai la e mata o coitado que estava CURTINDO UMA PRAINHA!!

  39. Diácono José Aleixo disse:

    fico bastante preucupado com essas enchente por ai, espero que as autoridades, e a solidariedade possa animizar as dores e perdas.

  40. vagner - itajubá disse:

    nossa gente, fico triste de saber tudo isso. pois é ai que pega na hora de votar. as eleições vem e o povo esquece tudo. solução temos, porém a falta de vontade politica é lamentável. enchentes é falta de planejameto de um crescimento sustentavel de uma cidade mal planejada. é muito politico que nem escola tem e estão comandando nossa cidade. pelo amor de deus, votem nas pessoas e não no partido dela, pessoas inteligentes temos, vamos abrir os olhos mais. abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s