Quem é o Deputado Sargento Rodrigues?

Família

Washington Fernando Rodrigues, o Deputado Sargento Rodrigues, nasceu no dia 30 de maio de 1964, em Itupeva/BA, e é o sexto de sete filhos. A família mudou-se para Belo Horizonte em 1968, quando, aos quatro anos de idade, Rodrigues tornou-se órfão de pai.

Vida profissional


Oriundo de uma família humilde, começou a trabalhar aos 13 anos como vendedor ambulante de jornal e aos 15 trabalhou como auxiliar de produção da Ranel Bijouterias. Com 16 anos, foi vigilante mirim do Centro Salesiano do Menor – CESAM e, aos 18, office boy e auxiliar de tesouraria na Cisa Veículos.

Em dezembro de 2004, formou-se em Comunicação Social – habilitação em Produção Editorial, pelo Uni-BH. É pós-graduado em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, na UFMG e, atualmente, está cursando Direito, na Una.

Polícia Militar


Ingressou na carreira policial militar aos 20 anos, como soldado no Batalhão de Trânsito, onde permaneceu por três anos. Após ter sido aprovado no concurso para Cabo, foi transferido para o 5º Batalhão, no qual obteve o primeiro certificado de destaque operacional de sua carreira Policial. Devido ao empenho no exercício da profissão, foi transferido para o antigo Batalhão de Choque, para atuar na Companhia ROTAM. Em 1989, foi para a Academia de Polícia Militar e, em julho do mesmo ano, se formou Sargento, permanecendo na ROTAM até 1993. Nesse ano, passou a trabalhar no COPOM – Central de Operações da Polícia Militar, como operador de rádio. Em junho de 1997, voltou para o 5º BPM, no rádio-patrulhamento.

Movimento Reivindicatório de 1997


No dia 13 de junho de 1997, a Polícia Militar mineira saiu às ruas para reivindicar seus direitos, fato este que se tornou parte da história de Minas. O Movimento nasceu do sofrimento vivido pelos policiais que clamavam por justiça e igualdade.

O Sargento Rodrigues, um dos líderes de Movimento, foi aclamado pelos praças, na Praça da Liberdade, para fazer parte da Comissão de Negociação e se destacou pela coragem e determinação em defender os interesses da classe.

Por liderar esse Movimento histórico, foi expulso da PMMG, juntamente com outros 185 Companheiros.

Vida política


Antes mesmo do Movimento de 1997, Rodrigues já se interessava pela carreira política, por acreditar que era a única forma de lutar contra as injustiças e por melhores condições de trabalho para os militares mineiros, sem ser perseguido e tolhido por superiores.

Munido por esse sonho, candidatou-se a vereador em Belo Horizonte no ano de 1996, pelo PMN. Obteve 2.674 votos, ficando como primeiro suplente. Já naquela época, apesar do anonimato, Rodrigues foi o policial mais votado do Estado.

Primeiro mandato – Em 1998, desempregado, mas já conhecido como Líder do Movimento Reivindicatório dos Praças da PMMG, candidatou-se a Deputado Estadual pelo PL e foi eleito com 74.594 votos, consagrando-se o segundo deputado mais votado do Estado.

Segundo mandato – Foi reeleito pelo PDT, com 78.183 votos. No biênio 2003/2004, presidiu a Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, da qual também foi membro efetivo nos anos de 2005 e 2006. Sargento Rodrigues também fez parte da Comissão de Administração Pública.

Terceiro mandato – Foi reeleito pelo PDT, com 66.941 votos. Atualmente, é 3º Secretário da Assembleia Legislativa. No biênio 2007/2008, presidiu pela segunda vez a Comissão de Segurança Pública e foi membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça.

Rodrigues também foi membro do Conselho Estadual Anti-Drogas – CONEAD, nos anos de 2001, 2002 e 2003, e do Conselho de Defesa Social de Minas Gerais, em 2003 e 2004;

Atuação na ALMG


Para saber tudo o que aconteceu depois da eleição do Sargento Rodrigues, convidamos você a navegar em nossa página www.sargentorodrigues.com.br e acompanhar todo o trabalho parlamentar deste deputado. Lá você poderá conhecer não só suas atividades na Assembléia – tais como projetos apresentados, participação em Comissões e CPIs, intervenções da Tribuna – mas também suas ações no exercício da função político-parlamentar, que engloba, entre outras coisas, os atendimentos de gabinetes e agenda externa.

Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

11 respostas para Quem é o Deputado Sargento Rodrigues?

  1. debora aparecida figueira disse:

    Oi sou esposa do seu primo Mauro estamos morando aqui no sul do Brasil que bom encontrar os parentes.

  2. WEDSON APARECIDO SANTOS FERREIRA disse:

    PARABENS POR NAO DEIXAMOS SOZINHOS NA PRENITUDE DE LUTAR E QUERER O MELHOR POR NOS…….OBRIGADO…………

    • sgtmairde disse:

      “Exmo.Sr. Deputado Sargento Rodrigues, Com os meus cordiais cumprimentos venho parabeniza-lo pelo seu efetivo empenho e preocupação com a família militar, e a todas as áreas sociais.
      Meu nome é Sgtpm Maírde de Oliveira, atualmente reformado. Tenho acompanhado desde o início de sua vida pública, seu desempenho, coragem, muita luta e interesse principalmente em prol dos militares, e em meio a tanto trabalho, encontra tempo para lembra-se de meu aniversário.Obrigado sr. deputado por esse e por todos os presentes que o sr. tem nos dado!!
      Minha famila e eu seremos sempre agradecidos por tudo que temos recebido, fruto de seu incassável trabalho. Que Deus o ilumine nesta tão honrada ocucpação.
      ( Segundo sargento Maírde, de Nova Belém/mg.)

  3. katia Aparecida Maciel disse:

    MEUS PARABENS E ESTAMOS AI NA LUTA ….MAS SE DEUS QUIZER VAI DAR TUDO CERTO……

  4. Eu nasci em Itupeva Ba, morei pouco tempo fomos morar em nanuque,deixei varios parente mas não consigo saber se eles estão morando ainda em itupeva, sou filho de aurelino gonçalves barbosa (falecido) e otecilia viera dos santos e minha madrinha tem o nome de gedilma (juiza) moradora antiga de itupeva, hoje moro no rio de janeiro e tenho uma grande vontade de visitar a minha cidade natal meus pais falaram muito de chapeu velho. Se conhecer alguem desta familia me retorne ou me mande telefone que ligarei.

    Atenciosamente

    Januario dos santos barbosa

  5. Eduardo Cunha Borges disse:

    O Sgt Rorodrigues é um dos maiores Deputados que representa a Polícia Militar Mineira. Prestei serviços na PMMG durante trina anos e estou há dez na Reserva. Ao longo desse tempo, tenho acompanhado nossos representantes na ALM e posso afiançar que ESSE tem compromisso com a PM e trabalha de verdade. Parabéns companheiro, você e nós merecemos. Abç
    Eduardo

  6. Sargento Rodrigues,esperamos que Deus nosso criador no senhor Jesus e no Espírito Santo,depois em vós para dialogar com o governador que nada mais do que empregado do povo mineiro,para providenciar mais segurança a nós que pagamos os nossos impostos em dia.O senhor é representante da classe policial militar e civil neste estado,precisamos do vosso apoio para melhorar o sistema de trabalho e os vencimentos dos políciais em Minas Gerais,temos estados brasileiros que arrecadam menos que o nosso,pagam melhores salarios e a segurança e melhor.

  7. Giovane Ribeiro da Silva disse:

    Olá Caro Parlamentar Sargento Rodrigues eu entro aqui para postar uma mensagem em agradecimento a voçe pelo o apoio quem vem- se empenhando ao nosso povo mineiro em especial a familia Policial Militar, e também demais orgãos do Estado, eu só acho que não vem sendo muito bem Administrado pelos os politicos que estão no primeiro escalão, más aí de Nos se não fosse voce aí como Dep. Estadual. aqui eu não sabia que nos somos quase Conterraneos, pois eu sou dali de Machacalis MG, terra de indio e voce la de Itupeva Ba vugo chapeu velho. um forte Abraço Cabo PM Ribeiro.

  8. Marcos Aurelio Santos ( CB BM Aurelio de Ituiutaba ) disse:

    Me sinto muito honrrado de ser eleitor de vossa exelencia Deputado Sargento Rodrigues, que o senhor continue a ser este parlamentar atuante, emais parlamentar clasista como o senhor fala nas reuniões de prestação de conta aos seus eleitores pelo nosso estado.
    Que deus continue a dando sabedoria, desernimentos a vossa exelencia, nas suas lutas pela nossa clase

  9. Geraldo Neto. disse:

    Esta semana assisti a solenidade comemorativa do 100 anos da banda do IPSM, duarante sua fala, o senhor reconheceu os benefícios do Promorar, certamente o mais importante programa “habitacional/Social” de PM/BM, contudo, foi o programa brasileiro que mais fracionou uma instituição, pois, agora temos 4,000 famílias que residem em casas e 50,000 morando em barracos nos fundos das casa de parentes. Agora temos militares com casa, classe média e militares sem casas. Que ironia.
    Geraldo neto de Valadares.

  10. Sergio Abadio disse:

    “Caro” Sr. Deputado Sgt Rodrigues, eleito por mim e mais uma turma de gente honesta, que trabalha a cada dia para defender o proprio pao! Sou esposa de um segundo sargento do Bombeiro e estamos vivendo a pior crise financeira de nossas vidas! O contra cheque dele está com cinco bancos e um cartao BMG, onde este ultimo desconta 328 reais/mensal e a divida ainda cresce a cada mes no holerite, nao foi por acaso que chegamos onde estamos nao, pois temos despesa com habitaçao, saude, e alimentaçao (despesas pessoais de uma familia com dois filhos pequenos) transporte e outras mais. Tudo o que temos é financiado! ou nao fosse, nao teriamos!! Sera que como em 1997 agora teria de morrer alguem para a classe ter aumento? pois o que tivemos apos a greve 104% foi so conversa, haja visto o salario minimo vai crescer mais que isso no periodo! Justo agora que contavamos (mesmo sabendo que nao se pode contar com governo de estado) com a tal Produtividade V Sra (Anastasia) nao paga, simples assim! Vai uma sugestao minha: troque o seu salario com o do meu marido, somente 01 mes e se conseguir saldar/honrar os compromissos mais basicos. aí sim estara tudo certo!
    Deus ilumine outro representante para os servidores da segurança publica, pois o Anastasia lhe comprou e pagou barato!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s